InícioRibeirão PìresRibeirão Pires recebe visita de técnicos do Ministério da Saúde para discutir...

Ribeirão Pires recebe visita de técnicos do Ministério da Saúde para discutir Selo de Eliminação de Transmissão Vertical do HIV

A Equipe de Validação Nacional analisa toda rede de infectologia do município para certificação de boas práticas

Nessa quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, Ribeirão Pires recebeu a visita da Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde, para avaliação de toda a rede pública de infectologia da cidade. O município concorre ao Selo de Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Os técnicos do Governo Federal analisaram a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento do bebê, bem como o processo de trabalho realizado para a eliminação da transmissão vertical do HIV.

O primeiro encontro aconteceu na Secretaria de Saúde Municipal. Gestores apresentaram aos técnicos do Ministério toda a rede de cuidados às IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) de Ribeirão Pires e discutiram o panorama epidemiológico, fluxo de referência, ações e serviços voltados à prevenção de novos casos, principais avanços e desafios. 

No encontro, a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE), Nanci Garrido, explicou como funciona o fluxo para as gestantes na cidade. “Atualmente, nossa rede conta com as unidades de Atenção Básica, Hospital e Maternidade São Lucas, CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e o SAE (Serviço de Atenção Especializada). Nossos indicadores de transmissão vertical são bons, graças a todo o apoio da nossa rede”, explicou.

Na quinta-feira, a equipe do Ministério da Saúde visitou o SAE e também o Hospital Maternidade São Lucas. Já nesta sexta-feira, os técnicos fazem visita à USF (Unidade de Saúde da Família) Quarta Divisão. Além disso, também houve um encontro com a vigilância epidemiológica, Casa Acolhida, residências terapêuticas e laboratório de análises clínicas.

Para o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Audrei Rocha, os investimentos públicos em saúde dos últimos dois anos têm impactos positivos no atendimento ao munícipe. “Junto da atual gestão, estamos humanizando a nossa rede de saúde municipal. Esse é um dos principais pilares para os cuidados das ISTs”, destacou.

FOTOS: Gabriel Mazzo/PMETRP

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher