InícioMogi das cruzesJogos Escolares da Sustentabilidade mobilizam 12,8 mil estudantes e reforçam importância do...

Jogos Escolares da Sustentabilidade mobilizam 12,8 mil estudantes e reforçam importância do meio ambiente

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal fez o encerramento oficial da 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade nesta sexta-feira (11/8) pela manhã, no auditório do Cemforpe. Realizado durante o mês de junho, o evento mobilizou 12,8 mil estudantes de 47 escolas públicas e particulares inscritas. Foram plantadas 50 árvores (com a participação de 172 pessoas, entre estudantes, pais e funcionários das escolas) e coletadas 14.680 garrafas pet, além de 19 quilos de tampinhas. 

Além disso, em 2023 os Jogos inovaram com a criação do Projeto Repórter Ambiental, que recebeu 105 desenhos e 91 redações. Outra importante contribuição dos jogos foram 56 receitas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) ou utilização integral dos alimentos. Durante o evento de encerramento, foram sorteadas 20 composteiras entre as escolas participantes.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler prestigiou o evento no Cemforpe e destacou o envolvimento que os jogos proporcionaram: “Quem ganha com isso é a natureza. Temos o privilégio de viver em uma cidade com tanto verde, serra, rio e quando falamos de criança, sabemos que o alcance vai muito longe, pois estamos semeando o futuro. O respeito ao meio ambiente e a proteção animal são valores fundamentais e, com todos trabalhando juntos, vamos fortalecê-los cada vez mais”, disse, ao lado das secretárias municipais Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal) e Patrícia Helen (Educação).

Os Jogos Escolares da Sustentabilidade tiveram início no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento incluiu atividades semanais colaborativas realizadas pelas escolas inscritas com o objetivo de difundir a cultura da sustentabilidade entre os estudantes em todo o município. As atividades foram cumpridas pelas escolas entre os dias 5 e 30 de junho.

O evento teve como objetivo criar uma ferramenta de multiplicação de valores como a preservação ambiental e o respeito à natureza. Os atividades pretendem trazer como resultado final escolas com mais árvores, bairros com resíduos sólidos destinados em local correto e estudantes envolvidos em ações de conservação da natureza.

Cada etapa de atividades foi realizada durante uma semana do mês de junho e teve um tema específico, definido a partir de quatro Objetivos de Sustentabilidade (ODSs). A Etapa 1 ocorreu entre os dias 5 e 9, com o tema “Fauna – Animais Silvestres”. A Etapa 2 aconteceu entre os dias 12 e 16, com o tema “Alimentação Sustentável”. Já a Etapa 3 foi realizada entre os dias 19 e 23, com o tema “Revitalização de Nascente”. Finalmente, a Etapa 4 ocorreu entre os dias 26 e 30, com o tema “Resíduos Sólidos”.

Uma novidade da 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade foi o Projeto o Repórter Ambiental: cada escola teve uma dupla de alunos encarregada de produzir uma reportagem sobre um dos temas das quatro etapas de atividades. Os textos foram publicados em um blog na página da Secretaria Municipal de Educação.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher