InícioRegiãoGuararemaPela campanha “Agosto Lilás”, Prefeitura de Guararema promove palestra e oficinas de...

Pela campanha “Agosto Lilás”, Prefeitura de Guararema promove palestra e oficinas de combate à violência contra a mulher

Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação têm o objetivo de conscientizar e fornecer orientações sobre identificação de situações de risco

Com ações de conscientização e mobilização, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, desenvolve neste mês a campanha “Agosto Lilás” de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Instituída pela lei estadual 4969/2016 e também pela lei municipal 3611/2023, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população e fornecer orientações sobre como reconhecer sinais de risco e de situações de violência.

“A campanha mostra que a misoginia é a raiz de todas as formas de violência contra as mulheres e também das desigualdades de gênero. Com números tão graves de feminicídio e violência sexual no país, atingindo uma quantidade tão significativa de meninas, esperamos que as pessoas – e não apenas mulheres – saibam identificar e agir”, diz a diretora de Proteção Social Especial da Prefeitura de Guararema, Marcela Carla da Silva.

Por meio dos equipamentos Centro de referência da assistência social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), as ações voltadas ao “Agosto Lilás” tem também o intuito de mobilizar o público atendido pela Secretaria, em especial as mulheres, no sentindo da prevenção, conscientização e atendimento às vítimas de violência.

A primeira ação, às 14 horas da segunda-feira (14), será uma palestra no Centro do Idoso “Dácio de Souza Franco”, que está na rua Dr. Falcão, 409, com o tema “Enfrentamento à violência contra a mulher”, para as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Na sequência, no dia 23 as pessoas atendidas pelo Paefi recebem oficinas de conscientização no CREAS, que fica na rua Marcondes Flores, 169, no Centro de Guararema, às 9 horas e às 14 horas. Aliás, o local conta com um mural que expõe informações sobre o enfrentamento à violência.

Para além das ações relacionadas ao “Agosto Lilás”, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação da violência por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

A Pasta está instalada na rua Dr. Pedro de Toledo, 89, e as denúncias de atos de violência contra mulher também podem ser realizadas por meio de canais de denúncia 180 e 100 (Disque Direitos Humanos). Esses números são gratuitos, confidenciais (anônimos) e funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher