Realizado no último fim de semana, evento foi um sucesso e reuniu bom público para apreciar moda de viola e música sertaneja raiz
Com muita moda de viola, o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema foi um sucesso e premiou artistas de diferentes cidades e estados no último fim de semana.
Para além das atividades de abertura, que contaram o espetáculo ‘Poeta do Sertão’ com o casal Maria Antonia e Frederico Mogentale, o Freddy, e também com show do violeiro João Paulo Amaral, a programação atingiu o clímax no sábado (12), quando foram apresentadas as melhores canções inscritas para a competição.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recebeu mais de 100 músicas de 58 proponentes vindos de 37 cidades e 11 estados diferentes. Para o show, 13 foram selecionadas, conforme regras previstas no edital 001/2023, que contou com uma comissão julgadora formada por profissionais experientes.
E das 13 selecionadas, cinco foram premiadas, sendo elas ‘Calango na Cidade’, de Bilora, que veio de Contagem/MG e ficou com o 1º lugar, de ‘Melhor Canção’; ‘Viola Fala a Verdade’, de Jackson Ricarte, que veio de São José dos Campos e ficou com o 2º lugar; e ‘Viola de Beira Rio’, de Ricardo Dutra, que é de Guararema e levou o título de ‘Prata da Casa’.
Além deles também foram premiados André Matos e Beto Calil, de Afonso Cláudio/ES, como ‘Melhor Intérprete’, com a faixa ‘Chapéu Velho’, e Fabíola Mirella e Sérgio Penna, de Mogi das Cruzes com o reconhecimento ‘Melhor Arranjo’ para a letra ‘Meu Sertão’.
Ao longo da noite de apresentação, o público pode assistir ao show sentado, em uma área coberta, e também aproveitar as delícias da Feira Noturna do Produtor Rural e Gastronômica de Guararema, que aconteceu no mesmo local.
Nas redes sociais da Prefeitura de Guararema (Instagram e Facebook) há vídeos que mostram o clima animado, amistoso e familiar que tomou conta do Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello.