Evento promovido pelo APL Apicultura Alto Tietê busca fortalecer a produção regional do mel
Para fomentar a cadeia do mel na região, o Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Alto Tietê promove a primeira Ação pelas Abelhas neste sábado, dia 19. O evento conta com palestras, oficinas e exposição de produtos e será realizado a partir das 8 horas, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Além de fortalecer a produção de mel na região, a Ação pelas Abelhas vai apresentar as oportunidades que o setor gera e sensibilizar a população sobre a importância dos insetos. As abelhas polinizam inúmeros alimentos, o que garante qualidade e alta produtividade. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70% das culturas agrícolas dependem desses polinizadores.
Entre as palestras do evento estão “Legislação e Cadeia Produtiva do Mel”, com os meliponicultores e idealizadores do Grupo Melcasal, Guilherme Contini Kawall e Raquel Vendrasco de Queiroz, e “Polinizadores e o Manejo Racional da Partamona helleri”, com o meliponicultor, pesquisador e graduando em Ciências Biológicas, Almir Figueiredo.
Já entre as oficinas existem opções sobre pomada de própolis, licor de mel e ninhos provisórios. Haverá, ainda, uma voltada ao turismo e abelhas, atividade que unirá outra importante atividade econômica da região.
O APL do Mel foi reconhecido em 2022 pelo Governo do Estado e tem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) como um dos braços executores ao lado de entidades públicas e privadas. O objetivo do projeto é fomentar cerca de 200 produtores regionais de mel, entre apicultores e meliponicultores (abelhas sem ferrão).
Nos últimos anos a apicultura tem avançado na região e o APL do Mel busca aprimorar os métodos de produção e comercialização dos produtos, além de estimular a adoção de políticas públicas de apoio aos processos de fabricação, venda e pesquisa dentro da cadeia produtiva. Na área do CONDEMAT a produção de mel está concentrada principalmente nas cidades de Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Branca e Santa Isabel.
A Ação pelas Abelhas conta com o apoio do CONDEMAT, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), do Sebrae, das prefeituras de Mogi das Cruzes e Salesópolis, da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, da UMC, da FATEC Mogi das Cruzes, da Suzano S/A, da Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT), do Instituto Socioambiental Suinã e da Associação dos Agricultores e Apicultores da Serra do Itapeti (AGRIAPSI).
As inscrições para participar do encontro podem ser feitas pelo link: forms.gle/vsBQYvtwALQz2fYHA. A 1ª Ação pelas Abelhas será realizada no hall do auditório Manoel Bezerra de Melo da UMC, na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Centro Cívico, Mogi das Cruzes.
Programação:
7h30 – 8h00 Credenciamento
8h00 – 8h15 Abertura Oficial
8h15 – 8h45 Palestra “Sensibilização com a Conexão Abelhudos” – com a bióloga, meliponicultora, apicultora e criadora de conteúdo digital, professora Wanda Ziviani Alcantara
9h00 – 9h30 Palestra “Legislação e Cadeia Produtiva do Mel” – com os meliponicultores e idealizadores do Grupo Melcasal, Guilherme Contini Kawall e Raquel Vendrasco de Queiroz
9h30 – 10h00 Palestra “Doenças e Parasitas das Abelhas” – com o especialista em Patologia Apícola, Professor Dr. David de Jong
10h30 – 11h00 Palestra “Polinizadores e o Manejo Racional da Partamona helleri”, com o meliponicultor, pesquisador e graduando em Ciências Biológicas, Almir Figueiredo
11h15 – 11h45 Palestra “Relação das abelhas e Oceano”, com a bióloga, educadora ambiental e meliponicultora, Camila Postal Adomaitis
11h45 – 13h15 Almoço
13h30 – 15h00 Oficinas simultâneas ao ar livre
15h00 – 15h30 Encerramento