InícioAlto TietêRegião recebe Ação pelas Abelhas neste sábado

Região recebe Ação pelas Abelhas neste sábado

Evento promovido pelo APL Apicultura Alto Tietê busca fortalecer a produção regional do mel

Para fomentar a cadeia do mel na região, o Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Alto Tietê promove a primeira Ação pelas Abelhas neste sábado, dia 19. O evento conta com palestras, oficinas e exposição de produtos e será realizado a partir das 8 horas, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Além de fortalecer a produção de mel na região, a Ação pelas Abelhas vai apresentar as oportunidades que o setor gera e sensibilizar a população sobre a importância dos insetos. As abelhas polinizam inúmeros alimentos, o que garante qualidade e alta produtividade. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70% das culturas agrícolas dependem desses polinizadores. 

Entre as palestras do evento estão “Legislação e Cadeia Produtiva do Mel”, com os meliponicultores e idealizadores do Grupo Melcasal, Guilherme Contini Kawall e Raquel Vendrasco de Queiroz, e “Polinizadores e o Manejo Racional da Partamona helleri”, com o meliponicultor, pesquisador e graduando em Ciências Biológicas, Almir Figueiredo.

Já entre as oficinas existem opções sobre pomada de própolis, licor de mel e ninhos provisórios. Haverá, ainda, uma voltada ao turismo e abelhas, atividade que unirá outra importante atividade econômica da região.

O APL do Mel foi reconhecido em 2022 pelo Governo do Estado e tem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) como um dos braços executores ao lado de entidades públicas e privadas. O objetivo do projeto é fomentar cerca de 200 produtores regionais de mel, entre apicultores e meliponicultores (abelhas sem ferrão).

Nos últimos anos a apicultura tem avançado na região e o APL do Mel busca aprimorar os métodos de produção e comercialização dos produtos, além de estimular a adoção de políticas públicas de apoio aos processos de fabricação, venda e pesquisa dentro da cadeia produtiva.  Na área do CONDEMAT a produção de mel está concentrada principalmente nas cidades de Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Branca e Santa Isabel.

A Ação pelas Abelhas conta com o apoio do CONDEMAT, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), do Sebrae, das prefeituras de Mogi das Cruzes e Salesópolis, da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, da UMC, da FATEC Mogi das Cruzes, da Suzano S/A, da Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT), do Instituto Socioambiental Suinã e da Associação dos Agricultores e Apicultores da Serra do Itapeti (AGRIAPSI).

As inscrições para participar do encontro podem ser feitas pelo link: forms.gle/vsBQYvtwALQz2fYHA. A 1ª Ação pelas Abelhas será realizada no hall do auditório Manoel Bezerra de Melo da UMC, na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Centro Cívico, Mogi das Cruzes.

Programação:

7h30 – 8h00 Credenciamento

8h00 – 8h15 Abertura Oficial

8h15 – 8h45 Palestra “Sensibilização com a Conexão Abelhudos” – com a bióloga, meliponicultora, apicultora e criadora de conteúdo digital, professora Wanda Ziviani Alcantara 

9h00 – 9h30 Palestra “Legislação e Cadeia Produtiva do Mel” – com os meliponicultores e idealizadores do Grupo Melcasal, Guilherme Contini Kawall e Raquel Vendrasco de Queiroz

9h30 – 10h00 Palestra “Doenças e Parasitas das Abelhas” – com o especialista em Patologia Apícola, Professor Dr. David de Jong

10h30 – 11h00 Palestra “Polinizadores e o Manejo Racional da Partamona helleri”, com o meliponicultor, pesquisador e graduando em Ciências Biológicas, Almir Figueiredo

11h15 – 11h45 Palestra “Relação das abelhas e Oceano”, com a bióloga, educadora ambiental e meliponicultora, Camila Postal Adomaitis

11h45 – 13h15 Almoço

13h30 – 15h00 Oficinas simultâneas ao ar livre

15h00 – 15h30 Encerramento

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher