As primeiras aulas do módulo 4 de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Fundo Social tiveram início nesta segunda-feira (14/08). Ainda há, contudo, mais de 100 vagas disponíveis para quem tiver interesse em aprender novas técnicas. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, na sede do Fundo Social ou no Polo da Vila Brasileira.
Outros cursos terão início ao longo desta semana – a maioria têm início nesta quarta-feira e alguns começarão na quinta, porém as inscrições permanecerão abertas até o preenchimento completo das vagas. No ato da inscrição, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. Vale lembrar que os cursos são direcionados para pessoas com idade mínima de 18 anos.
No Polo da Vila Brasileira, ainda há vagas disponíveis para os cursos de corte moderno e escova, iniciação à colorimetria, marmitas fit e padaria artesanal. Já na Escola de Empreendedorismo e Inovação, os cursos que ainda têm vagas remanescentes são manicure e pedicure, tranças nagô e moldes criativos.
O módulo 4 disponibilizou inicialmente mais de mil vagas, somando os dois polos de ensino e os cursos descentralizados, cujas aulas são realizadas diretamente em bairros e regiões mais afastados da região central, em entidades parceiras do Fundo Social, que emprestam suas dependências. Esta última modalidade é essencial para atender pessoas que não têm condições de arcar com custos de deslocamento.
Na Escola de Empreendedorismo e Inovação, tiveram início nesta segunda-feira as aulas do curso de manicure e pedicure, que tem turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. Já no Polo da Vila Brasileira, começaram também nesta segunda-feira os cursos de padaria artesanal, costura básica, design de sobrancelha e depilação e iniciação à colorimetria.
A partir desta quarta-feira, terão início diversos outros cursos nos dois polos, como moldes criativos, confeitaria básica, tranças nagô, assistente de barbeiro, modelagem de roupas e acessórios, massas caseiras, massagem relaxante e corte moderno e escova. Na quinta-feira, terão início aulas do curso de automaquiagem e skincare na Escola de Empreendedorismo e Inovação e de tranças nagô no Polo da Vila Brasileira.
O objetivo dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes é qualificar mão de obra e, assim, gerar oportunidades de emprego e renda, com inserção no mercado de trabalho e também ações de empreendedorismo. Os insumos serão 100% custeados pelo Fundo Social, portanto a participação para os alunos é totalmente gratuita.
A sede do Fundo Social de Mogi das Cruzes fica no primeiro andar da sede do Executivo, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico. Já o Polo da Vila Brasileira fica na rua Professor João Gualberto Mafra Machado, 221. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143.