InícioSuzanoPatrulha Maria da Penha prende homem por descumprimento de medida protetiva

Patrulha Maria da Penha prende homem por descumprimento de medida protetiva

Vítima acionou agentes depois de ser surpreendida por ex-companheiro dentro de casa; mulher relatou à equipe da GCM que estava sendo ameaçada

A Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, prendeu um homem na manhã desta quarta-feira (16/08) por descumprimento de medida protetiva no bairro Jardim Nova América. O indivíduo foi denunciado pela vítima, sua ex-companheira, após entrar na residência dela para ameaçá-la, mesmo com uma ordem judicial que o proibia de se aproximar. Ao ser flagrado no interior da residência, ele foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

A vítima contou aos agentes que foi surpreendida pelo ex-companheiro quando estava saindo de casa para se dirigir ao trabalho. Neste momento, ele adentrou à residência e passou a ofendê-la. Segundo o relato da mulher, ela ficou impedida de efetuar a denúncia pelo telefone porque o homem havia danificado o aparelho dela numa ocasião anterior.

Diante da insistência do agressor em permanecer na residência e da impossibilidade de fazer uma chamada, a vítima foi pessoalmente à sede da GCM, na rua Alfredo Batista Pizzolato, 599, no Jardim Lincoln, para fazer a comunicação do fato. Com a queixa, a equipe da Patrulha Maria da Penha foi acionada e se dirigiu prontamente ao endereço informado, onde foi efetuado o flagrante.

Indagado sobre o ocorrido, o homem afirmou aos agentes que tinha conhecimento da ordem judicial, mas alegava que não sairia do local. Diante do descumprimento da medida protetiva, as partes foram conduzidas à DDM e o indivíduo ficou à disposição das autoridades policiais.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou a atuação da Patrulha Maria da Penha. “Nossa equipe está preparada para atuar com presteza nos casos de descumprimento de medida protetiva e em outras ocorrências que possam colocar em risco a integridade das mulheres. O trabalho que é implementado no município no apoio ao público feminino em situações como essas é referência no Alto Tietê. Estamos preparados para servir e proteger”, ressaltou o chefe da pasta.

‘Agosto Lilás’

A Prefeitura de Suzano tem promovido e apoiado diversas ações para reforçar a campanha “Agosto Lilás”, mês de combate à violência contra a mulher. A programação foi iniciada no Cineteatro Wilma Bentivegna na segunda-feira da semana passada (07/08), quando foi organizada pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo, uma palestra da advogada Patrícia Braga, que apresentou a história da mulher que deu nome à Lei Maria da Penha (11.340/2006).

No último sábado (12/08), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou um “adesivaço” na Praça dos Expedicionários. Na oportunidade, foram distribuídos mil itens entre adesivos e panfletos com o objetivo de reforçar a existência do número de telefone 180, que registra e encaminha denúncias de violência contra o público feminino aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões, ou elogios sobre o funcionamento dos serviços.

Na sexta-feira da próxima semana (25/08), haverá uma palestra orientativa com a Secretaria Municipal de Governo e convidados, também no Cineteatro Wilma Bentivegna, às 9 horas. E para fechar o mês, no sábado (26/08) será realizada uma caminhada com a Patrulha Maria da Penha, saindo do Paço Municipal em direção à Praça João Pessoa, às 14h30.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher