InícioMogi das cruzesOperação de fiscalização ambiental embarga loteamento irregular no bairro do Barroso

Operação de fiscalização ambiental embarga loteamento irregular no bairro do Barroso

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou nesta quinta-feira (17/8) de uma grande operação do Grupo de Fiscalização Integrada da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê e Cabeceiras, realizada no bairro do Barroso. Dois loteamentos com parcelamento irregular do solo foram embargados por descumprirem a legislação e estar localizado em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM).

Esta foi a segunda operação conjunta realizada pelo Grupo de Fiscalização Integrada no mês de agosto. No dia 3, o grupo esteve no distrito do Quatinga, onde um parcelamento irregular localizado na Estrada do Taquarussu foi embargado.

Participaram do trabalho as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Proteção Animal, Segurança e Urbanismo, por meio do Departamento de Fiscalização de Urbanismo. Também integraram o grupo de fiscalização a Polícia Ambiental, Patrulha Ambiental e Rural, Cetesb, Crea e Creci. Os secretários municipais Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal), Toriel Sardinha (Segurança) e Carlos Lothar (Habitação Social) acompanharam a operação no local, além do diretor de Fiscalização de Urbanismo, Antônio Carlos Barbosa.

A secretária Ionara Fernandes coordenou o trabalho e disse que este tipo de fiscalização vem sendo intensificada no município e também em toda a região: “O trabalho do Grupo Integrado de Fiscalização Integrada ocorre em todo o Alto Tietê e hoje estivemos no Barroso. O empreendimento foi embargado e vamos intensificar as operações nas APRMs, que são áreas importantes na produção de água. Mogi das Cruzes possui um grande território e uma extensa área preservada, que será fiscalizada de forma rigorosa, garantindo o cumprimento da lei”, afirmou.

A legislação vigente define as Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) como uma ou mais sub-bacias hidrográficas de interesse regional para abastecimento público. São áreas destinadas para garantir a produção de água e compõem o sistema Alto Tietê. No total, 49% do território de Mogi das Cruzes é formado por áreas de mananciais, com destaque para as regiões de Quatinga e Barroso, no distrito de Jundiapeba.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher