Painéis de quase dois metros de altura, que exibirão registros de 24 artistas circenses pelo fotógrafo Robson Regato, serão lançados às 15 horas, próximo ao Suzano Skate Park
O Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) abrirá oficialmente a exposição “A mulher do circo” neste sábado (19/08), às 15 horas, próximo ao Suzano Skate Park. No espaço, será exibido até o dia 14 de setembro o registro de 24 artistas circenses pelo fotógrafo Robson Regato, de Mogi das Cruzes. A visitação será aberta ao público e poderá ser conferida durante o horário de funcionamento do parque, entre 9 e 17 horas.
Neste evento de lançamento, além do autor das fotos, estarão presentes a supervisora de Cultura, Márcia Belarmino; o coordenador de Circo e a coordenadora de Artes Plásticas da pasta, Gil Ferreira e Aline Baliberdin; e uma das artistas fotografadas, Thaís Guerra. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Editais/2022, de realização do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta com a produção executiva de Roberta Regato.
A mostra contará com painéis de quase dois metros de altura e fotos impressas em lona, que ficarão dispostas em forma circular, remetendo a um picadeiro. As imagens retratarão artistas de diferentes idades, com variadas técnicas circenses. Na exposição, também foi dedicado um espaço para homenagens à primeira mulher de que se tem notícia a se apresentar em um globo da morte, Marília de Dirceu (Marília Pereira Pinto), de 90 anos, que também exerceu as funções de acrobata e trapezista.
“A ideia começou em 2022, quando fotografei a abertura do Festival Internacional do Circo, no Centro de Memória do Circo, em São Paulo, cujo tema foi a mulher do circo. Fiquei maravilhado com as apresentações das artistas, que me despertaram um forte desejo de buscar ainda mais aquelas imagens. Esta exposição proporciona uma oportunidade de revelar a coragem e ousadia das mulheres, principalmente pelos instantes de convívio com pessoas que acreditam no talento”, conta Robson Regato.
A produtora executiva da exposição, Roberta Regato, afirma que a mostra marca o protagonismo que as mulheres adquiriram no contexto desta atividade artística. “ A mulher tem e sempre teve papel fundamental no circo, mas foi ganhando destaque e autonomia aos poucos. O que antes eram apenas alguns números de dança e bailado, agora tomou o centro dos palcos. Nós quisemos valorizar as conquistas da mulher, o empoderamento feminino. O projeto tem como objetivo trazer à tona essa realidade, que muitos não têm consciência”, diz a produtora.
O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, destaca que essa mostra é mais um grande presente para a população. “Os munícipes que forem visitar a exposição durante o mês, em que ficará disponível no Parque Max Feffer, serão apresentados a um trabalho com inúmeros significados artísticos. Além do registro fotográfico em si, que é admirável, poderão ser observados, com detalhes, os movimentos das artistas circenses, que por vezes passam despercebidos durante as apresentações. As pessoas ainda poderão conferir a atuação das mulheres dentro deste contexto, que agregam significativamente para as produções”, ressalta Walmir.
SERVIÇO
Exposição fotográfica: “A Mulher do Circo”, com fotos de Robson Regato e produção de Roberta Regato
Visitação: de 15/08 a 14/09, com abertura oficial no dia 19/08, às 15 horas
Horário: Diariamente, das 9 às 17 horas
Local: Parque Municipal Max Feffer
Descrição: 24 artistas circenses, de diferentes idades e técnicas, foram clicados pelo fotógrafo mogiano Robson Regato, que expõe a beleza de suas artes em paineis de quase dois metros de altura, com fotos impressas em lona. A mostra ficará disposta em formato circular, remetendo a um picadeiro, com elementos tradicionais do circo.
Crédito das fotos: Douglas Vince/Cultura Suzano