Manter ambiente umedecido e a caderneta de vacinação atualizada estão entre as recomendações dos especialistas para preservar as boas condições de saúde
Com o objetivo de reforçar as orientações relativas à prevenção contra as doenças respiratórias, médicos especialistas da Secretaria de Saúde de Suzano destacam quais os cuidados a serem tomados para preservar as boas condições durante a estiagem característica do inverno no Sudeste brasileiro. Entre as recomendações estão a atualização da caderneta de vacinação e a manutenção de um ambiente ventilado, arejado e umedecido, com toalha ou mesmo umidificador, que garanta a umidade do ar entre 50% e 60%.
O médico pneumologista Paulo Henrique Braga Bizarria, que atua no Ambulatório de Tuberculose, afirma que é preciso ter especial atenção a alguns públicos mais vulneráveis, como crianças e idosos. “Nesta época, o vírus sincicial respiratório, por exemplo, é uma importante ameaça, pois é o principal causador de bronquiolite, provocando inflamação das vias aéreas. O tempo seco afeta especialmente as pessoas que já têm maior tendência a manifestar os sintomas da doença”, declarou o especialista.
Ele reforça que condições como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem apresentar piora dos sintomas respiratórios nesta época do ano. “Para este grupo de pacientes se torna fundamental o uso regular das medicações inalatórias a fim de evitar um quadro mais agudo”, alertou.
O médico ainda destaca que o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deixou muitas lições em relação aos cuidados preventivos para se evitar a transmissão. “Nunca é demais salientar que as pessoas que apresentam sintomas como coriza e tosse seca devem sair de casa com máscara, para evitar o contágio”, advertiu.
As orientações ainda contemplam a prevenção a inúmeras doenças sazonais com a imunização. Nos postos de saúde são oferecidas vacinas contra a Influenza, muito recorrente nessa época, e a Covid-19, entre outras.
O médico pediatra Marcos Shoiti Horigome, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins, o CSII, no centro, ressalta que as orientações relativas à umidade do ar e às vacinas, complementadas por uma boa alimentação, ingestão de líquido e uso de roupas adequadas, amenizam a ocorrência das enfermidades características desta época do ano. “Neste período, é registrado um número maior de doenças virais causadoras de rinite, faringite, sinusite, laringite, traqueítes, bronquites e pneumonia; e também de infecções bacterianas, como as rinites, amigdalites, faringites, sinusites e otites. Por isso, é preciso haver um cuidado maior para evitar problemas e preservar a saúde”, garantiu o médico.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, frisou que a rede está à disposição para prestar os atendimentos caso as doenças se manifestem. “Nós contamos com os serviços da Atenção Básica nos 24 postos de saúde e, também, da Rede de Urgência e Emergência para casos que necessitem desses serviços com o Pronto-Socorro Municipal e Infantil, o Pronto-Atendimento (PA) de Palmeiras e a (Unidade de Pronto Atendimento André de Abreu) UPA do Jardim Revista”, informou o chefe da pasta.
Onde achar
Os postos de saúde atendem das 8 às 17 horas e os endereços podem ser verificados pelo link bit.ly/EnderecosUBS. Por sua vez, a Rede de Urgência e Emergência funciona 24 horas e é composta pelo Pronto-Socorro Municipal, localizado na rua Kaneji Kodama 1.459, na Vila Figueira; pelo Pronto-Socorro Infantil, no número 1.473 da mesma rua; pelo PA de Palmeiras, na rua Mussi Jorge Antônio, 319; e pela UPA do Jardim Revista, situada na rua Guarani, 200.
Créditos das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano