InícioMogi das cruzesVacinação contra raiva para cães e gatos é realizada pelo CCZ de...

Vacinação contra raiva para cães e gatos é realizada pelo CCZ de segunda a sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza a vacinação antirrábica de rotina para cães e gatos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, na nova sede da unidade. O endereço é na rua Julio Mobaid, s/nº, na Vila São Francisco (ao lado do Caps AD).

O proprietário do animal deve apresentar documento pessoal e comprovante de endereço no município.  Desde 2020, o Governo do Estado emitiu uma deliberação técnica suspendendo a campanha anual de vacinação antirrábica e mantendo a vacinação de rotina. 

Os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva uma vez por ano e a dose pode ser aplicada em animais com idade a partir de quatro meses, em boas condições de saúde, que não estejam prenhes ou amamentando.

“A raiva é uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade. É uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Paula Mateus. 

A raiva provoca a inflamação do cérebro (encefalite) e é fatal em praticamente todos os casos, por isso a vacinação dos animais é tão importante.  Embora esteja controlada nessas espécies (caninos/felinos), a vacinação anual é obrigatória por lei e principal forma de garantir a manutenção de prevenção e controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.

Vacinação contra raiva para cães e gatos
Centro de Controle de Zoonoses
Endereço:
 Rua Julio Mobaid, s/n – Vila São Francisco
De segunda a sexta-feira: das 08 às 12 horas
Informações: 4798-6785 / 4798-6917 / 4798-6799 ou cel/whats (11) 99897-9307

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher