A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza a vacinação antirrábica de rotina para cães e gatos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, na nova sede da unidade. O endereço é na rua Julio Mobaid, s/nº, na Vila São Francisco (ao lado do Caps AD).
O proprietário do animal deve apresentar documento pessoal e comprovante de endereço no município. Desde 2020, o Governo do Estado emitiu uma deliberação técnica suspendendo a campanha anual de vacinação antirrábica e mantendo a vacinação de rotina.
Os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva uma vez por ano e a dose pode ser aplicada em animais com idade a partir de quatro meses, em boas condições de saúde, que não estejam prenhes ou amamentando.
“A raiva é uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade. É uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Paula Mateus.
A raiva provoca a inflamação do cérebro (encefalite) e é fatal em praticamente todos os casos, por isso a vacinação dos animais é tão importante. Embora esteja controlada nessas espécies (caninos/felinos), a vacinação anual é obrigatória por lei e principal forma de garantir a manutenção de prevenção e controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.
Vacinação contra raiva para cães e gatos
Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Julio Mobaid, s/n – Vila São Francisco
De segunda a sexta-feira: das 08 às 12 horas
Informações: 4798-6785 / 4798-6917 / 4798-6799 ou cel/whats (11) 99897-9307