Na Poloclínica Centro, gestores municipais de Saúde observaram procedimentos realizados no combate contra a Sífilis
Para trocar experiências sobre o combate contra a Sífilis, que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Guararema estiveram em São Bernardo no Campo, na Policlínica Centro, para uma visita técnica.
O encontro com profissionais de outra cidade proporcionou aos trabalhadores da Saúde de Guararema uma ampla visão sobre a doença. “Apesar de ser silenciosa e bastante perigosa, causada pela bactéria Treponema pallidum, a Sífilis é facilmente tratável/curável quando adequadamente identificada. Nessa visita foi possível observar os procedimentos realizados no âmbito da atenção básica, hospitalar e vigilância epidemiológica”, avalia a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.
Participaram as diretoras da Pasta, Roseli da Silva Gonçalves, da Vigilância em Saúde; e Cristiane, do Centro de Especialidades (Cesap); além da enfermeira Soraya Misk, a técnica em enfermagem Danieli, da Vigilância Epidemiológica, e a gerente de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Guararema, Maria Cristina.
A equipe de Guararema foi recepcionada por Marisa Aprile, coordenadora do Programa Sífilis de São Bernardo do Campo; Sandra Passos, diretora da atenção básica, Tadeia Buchmann, diretora da atenção especializada, Carlos Alberto Sanches, diretor clínico, Claudia Benjamin Barreto, diretora de seção – Policlínica, e Lais Lopes de Moraes, técnica em Patologia – Vigilância Epidemiológica.
“Foi uma troca de experiência muito positiva sobre a detecção precoce e o rápido tratamento da doença, o que reduz a disseminação dos casos de Sífilis Adquirida, Sífilis em Gestante e, por consequência Sífilis Congênita, evita danos irreversíveis e contribui para a saúde e o bem estar de toda a sociedade”, avaliam os gestores municipais de Saúde de Guararema.