Queda se refere ao comparativo com mesmo período de 2020; dados do semestre também mostram redução de 27% nos sinistros registrados na cidade
As ações da Prefeitura de Ribeirão Pires para reduzir o número de acidentes de trânsito e mortes apresentam resultados positivos. De acordo com dados do InfoSiga, sistema de monitoramento do Governo de São Paulo, a Estância reduziu pela metade o número de sinistros com vítimas fatais em um período de três anos. Entre janeiro e junho deste ano, quatro pessoas perderam a vida em vias da cidade. No mesmo período de 2020, foram nove mortes, o que representa queda de 55% nas fatalidades.
Ribeirão Pires também registrou em 2023 o menor índice de sinistros da série histórica de ocorrências entre janeiro e junho em três anos. Foram 167 casos registrados neste primeiro semestre, queda de 27% em relação ao mesmo período de 2020, quando 230 sinistros foram registrados.
Fatores como fiscalizações eletrônicas, ações escolares, fiscalizações diárias da equipe do Departamento de Mobilidade Urbana, bem como parceria com a equipe de engenharia para os constantes reforços de sinalizações realizados na cidade integram investimentos públicos que contribuem com a redução de fatalidades.
Aperfeiçoamento permanente – Ribeirão Pires participou na última sexta-feira, dia 28, do seminário “Ruas Completas – Comunicação para Segurança Viária”, na cidade de Guarulhos, que reuniu técnicos de mobilidade urbana de diversas cidades, além de assessores de imprensa que debateram estratégias de comunicação voltadas à redução de sinistros no trânsito.
Projeto brincando com trânsito – Em conjunto com a Secretaria de Educação, o projeto que acontece desde 2014 na cidade promove formações e atividades lúdicas com o objetivo de que o aluno cresça com consciência, gerando mudança de comportamento para um trânsito mais humanizado e seguro.