Há certas ocasiões em nossas vidas, ou alguns fatos durante nossa trajetória, que faz com que fiquemos desanimados, desmotivados, sem energia, E isso é normal.
A perda de um emprego, o fim de um relacionamento, o luto de um ente querido, a decepção, são alguns motivos que fazem com que a pessoa se sinta
deprimida. E o grande abismo chega quando a pessoa não consegue sair desta condição, e não tem mais capacidade de enxergar a felicidade como as outras pessoas.
Existem vários fatores para que uma pessoa tenha depressão. Esses fatores podem ser genéticos e fisiológicos, quando existem casos de parentes próximos que tem a doença, como também psicológicos, quando acontecem algum dos casos anteriormente mencionados.
A depressão é uma doença psiquiátrica, que afeta o humor, tem alterações nas atividades rotineiras, e em casos mais graves, o indivíduo chega a acreditar que não faz mais sentido estar vivo, desejando a própria morte.
Para que seja constatado que uma pessoa tenha depressão, é necessário que seja feita uma avaliação profissional, psiquiatra ou psicólogo. Pensamentos como: “Isso é só uma fase, vai passar”, ou “Isso é só para chamar a atenção”, não ajudam em nada e retarda o tratamento eficaz. Sempre busque ajuda nos primeiros sinais.
As escrituras sagradas declaram em Salmos capítulo 23 e verso 4 que, ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não precisaríamos temer mal algum, pois o Senhor estaria conosco.
Nesta declaração, fica claro que sim, teremos dificuldades, mas se confiarmos em Deus, Ele nos tira do abismo, e conseguiremos enxergar luz no meio da escuridão da depressão.
Lívia Sperandio
liviasperandiopsico@gmail.com
Instagram: liviasperandiopsi
Psicóloga e Ministra de Louvor