InícioSuzanoCaminhada da Patrulha Maria da Penha encerra ações da campanha 'Agosto Lilás'

Caminhada da Patrulha Maria da Penha encerra ações da campanha ‘Agosto Lilás’

Atividade inédita em Suzano mobilizou cerca de 500 pessoas pelas ruas da região central na tarde do último sábado (26/08)

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, promoveu no último sábado (26/08) a Caminhada da Patrulha Maria da Penha. O evento inédito reuniu cerca de 500 participantes pelas ruas centrais da cidade, mobilizando o público no enfrentamento à violência doméstica e encerrando as atividades alusivas à campanha “Agosto Lilás”.

A caminhada teve concentração na Praça Cidade das Flores, percorrendo trajeto até a Praça João Pessoa, passando pela rua General Francisco Glicério, principal corredor comercial da cidade. Na ocasião, a mobilização liderada pela Patrulha Maria da Penha engajou importantes órgãos da sociedade civil, contando com o apoio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), dirigido pela primeira-dama Larissa Ashiuchi; do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM); e de estabelecimentos parceiros apoiadores da causa.

De acordo com a coordenadora da patrulha, Jaqueline Ferreira, a ação inédita é um marco para o grupamento. “O evento ampliou a nossa voz nessa luta pela defesa das mulheres, contando com parceiros que prontamente abraçaram a causa e fizeram desta uma ação marcante que, sem dúvida, veio para ficar”, disse. A fala é ratificada pelo secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, que enalteceu a iniciativa da pasta. “A Patrulha Maria da Penha tem seu protagonismo na cidade, sendo um agente fundamental que coloca Suzano como um município de referência no combate à violência contra a mulher. A primeira edição da caminhada nos surpreendeu pela capacidade de mobilização, mesmo em uma tarde fria. Nas próximas edições estaremos ainda mais fortes e maiores nesta luta”.

Já a primeira-dama destacou a importância do evento para além da campanha temática. “Anualmente, desde 2017, fortalecemos a pauta de enfrentamento à violência em agosto, que é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha (lei federal nº 11.340/2006). Fico muito feliz em ver que cada vez mais pessoas se mobilizam pela causa, sendo reflexo dessa semente que plantamos lá atrás. Que o compromisso e a mensagem de proteção às mulheres possam reverberar por todos os meses, com cada vez mais informação sobre o assunto e encorajando as vítimas”, disse Larissa.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também compareceu ao ato e destacou a evolução da Patrulha Maria da Penha ao longo dos últimos anos. “Se hoje vemos tantas pessoas, órgãos e entidades mobilizados nesta causa tão justa e nobre, com certeza, é fruto do trabalho deste grupamento que tem uma história tão bonita em nosso município. Já foram centenas de vidas salvas por esse grupo, que também conta com mulheres guerreiras e que merecem este reconhecimento”, disse ele, ao agradecer o empenho da coordenadora Jaqueline Ferreira e dos agentes Maria Gilcelia Ferreira, Maria Aparecida Alves de Almeida, Denis Veríssimo e Arlindo Hilário.

O evento ainda foi prestigiado pelos secretários Alex Santos (Governo), Cintia Renata Lira (Administração) e Paulo Pavione (Comunicação Pública); pelo vereador Antônio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; pela comandante da GCM de Suzano, Tatiana Orita; pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Cesar Braga; pela coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Unipiaget, Patrícia Braga; pela presidente do CMDM, Laís Matos; pelo secretário-geral adjunto e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Suzano, Renan de Lima Franco; pelo presidente do Rotary Clube Suzano-Sul, Joaquim Castro; e pelos pastores Duarcy Domen e Paulo Carneiro, da Igreja Adventista.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher