InícioMogi das cruzesMercado Municipal de Mogi das Cruzes: 165 anos de história e tradição

Mercado Municipal de Mogi das Cruzes: 165 anos de história e tradição

O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes comemora mais um ano de história: o tradicional Mercadão celebrará o 165° ano de funcionamento nesta sexta-feira (1°/09), dia do aniversário de Mogi das Cruzes. 

Há mais de um século, no vai e vem do passar dos anos, em meio ao desenvolvimento da maior cidade do Alto Tietê, com quase 500 mil habitantes e 721 quilômetros quadrados de extensão, o Mercadão é símbolo da tradição dos mogianos. 

Nos corredores, muitas histórias se cruzam, dos lojistas aos visitantes, que encontram amigos no pastel, na pausa para o café e durante as compras. Por mês, milhares de visitantes circulam pelo espaço, que garantem o peixe fresco para a Páscoa, flores para o Dia das Mães, variedades para a ceia de fim de ano ou que simplesmente elegem o Mercadão como passeio. 

De turismo à gastronomia, um pouco de tudo nos 118 boxes: frutas e hortaliças produzidas na cidade que é cinturão verde do Estado, doces, castanhas, peixes, carnes, além de itens como tabaco, artigos de pesca e produtos domésticos. Como dizem os mogianos, tem de tudo no Mercadão.

“O Mercado Municipal faz parte da história e da memória do mogiano. E, neste mês de setembro, celebrar os 165 anos de história deste local é também celebrar parte da trajetória da nossa cidade, que também completa 463 anos. Um centro comercial que reúne produtos e tradições mogianas, movimentando o comércio, estimulando a economia e gerando emprego e renda. Por isso, comemorar este marco é também preservar a nossa história, de olho em um futuro ainda mais promissor”, destaca o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha

Comemoração dos 165 anos do Mercadão
A comemoração contará com atividades especiais durante o dia 1º. A primeira se inicia às 9h, com o Projeto Futsuro Para Todos, que realizará uma apresentação demonstrativa de Kobudo Para-Kobudo Okinawa — técnica de defesa dos trabalhadores rurais no Japão.

Depois, a partir das 9h30, o espaço será embalado por muito música com o pocket show do artista mogiano Ulisses Garcia e por uma apresentação do grupo da Sinfônica Mogi.
A festa acontecerá no próprio Mercado Municipal, localizado na Rua Coronel Souza Franco, 440 – Centro, que, neste feriado, funcionará a partir das 07h até 12h.

Um pouco de história
Fundado em 1858, o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes é uma parte fundamental da identidade e história da cidade. Nasceu em 1858, no Largo da Matriz, depois mudou para o atual endereço, mas em 1965 foi demolido para dar lugar ao prédio atual. 

Com localização privilegiada, no Centro da cidade, a estrutura recebeu ações de requalificação nos últimos 3 anos, como a pintura do piso e das pilastras, melhorias na cobertura, instalação de bancadas e bancos para os frequentadores, além de eventos como o Escambo Literário e feiras ligadas à agricultura.

“Um dos pilares da nossa gestão é criar uma cidade cada vez melhor para as pessoas, mais humanizada e acolhedora. Nesse sentido, o Mercadão passou por uma reforma que proporcionou muito mais conforto aos frequentadores e comerciantes”, afirma o prefeito Caio Cunha.

O Mercado Municipal funciona de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 16h, e aos domingos, das 8h às 12h. Nesta sexta-feira, aniversário de 463 anos de Mogi das Cruzes, os visitantes poderão conferir atrações especiais que celebram a importância histórica e cultural para Mogi das Cruzes.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher