InícioSuzanoEducação e Saúde alinham estratégias do programa ‘Prevenir a Violência Escolar’

Educação e Saúde alinham estratégias do programa ‘Prevenir a Violência Escolar’

Processos referentes ao acompanhamento de casos foram discutidos com gerentes das 12 Unidades Básicas de Saúde e das 12 Unidades de Saúde de Família

A Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro com gerentes dos 24 postos da rede municipal de saúde, nesta quinta-feira (31/08), na sede da pasta (avenida Paulo Portela, 210 – Centro), para alinhar estratégias referentes ao programa “Prevenir a Violência Escolar” (lei municipal nº 5.321/21). Na reunião, foram discutidos processos relativos ao acolhimento das 424 pessoas que são acompanhadas pela rede municipal atualmente, entre crianças e jovens.

A atividade foi conduzida pela assessora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães e pela coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Tatiane Espírito Santo. Compareceram os responsáveis pelas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelas 12 Unidades de Saúde de Família USFs), que debateram os assuntos inerentes ao tema a partir das informações compartilhadas pela coordenadora do programa “Prevenir a Violência Escolar”, Eliane Silva Alencar.

Foi reforçada na oportunidade a importância da contínua integração entre os setores envolvidos neste trabalho, de forma a garantir um cuidado especial com todas as pessoas que são monitoradas. Os dados colhidos pelas áreas que fazem parte da prevenção, incluindo o atendimento na rede municipal de saúde e os serviços promovidos pela Assistência Social, assim como o apoio oferecido pela Guarda Civil Municipal (GCM), dão subsídios para que a Educação possa realizar o acompanhamento adequado às famílias que necessitam de uma atenção diferenciada, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.

Os fatores que definem quais crianças e jovens merecem um acolhimento especial por parte da rede municipal são baseados em diversos aspectos, que levam em consideração a vulnerabilidade social das famílias, a frequência nas escolas, as situações de abandono, as situações de violência e o baixo rendimento escolar. Até mesmo os casos de pessoas que não estão mais na rede municipal de ensino também são monitorados.

É importante destacar que um importante aspecto deste programa é a parceria desenvolvida com o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar “Conviva”, pelo qual são compartilhadas informações sobre os acompanhamentos  durante a transição entre a cobertura da rede municipal para a rede estadual, quando os alunos completam 11 anos. No ano passado, 106 adolescentes passaram por esse processo.

A coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Tatiane Espírito Santo, destacou que o alinhamento das estratégias visa o contínuo aperfeiçoamento do programa. “É fundamental que estejamos reunidos com todos os envolvidos, dialogando com os gerentes que vivem a realidade de cada unidade de saúde. Reforçamos o papel de cada um neste processo”, frisou.

A assessora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, ressaltou a importância da interface com as secretarias para garantir um panorama completo em relação àqueles que recebem o acompanhamento. “Nosso olhar é muito sensível para cada caso. Buscamos manter todas as equipes muito próximas, para que as ações relacionadas ao programa possam ser desenvolvidas com o cuidado devido, a partir das informações que podemos ter acesso”, declarou a gestora.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que o “Prevenir a Violência Escolar” se relaciona com toda a sociedade. “Nosso papel é trabalhar com todos os aspectos que envolvem esse programa de uma maneira muito humana. Compartilhamos essa metodologia com os profissionais que, de maneira direta e indireta, participam de cada processo. Queremos o melhor para os nossos alunos, para que eles possam se desenvolver e interagir da melhor forma com suas famílias e seus colegas”, sublinhou Bassini.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

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