Profissionais participaram de roda de conversa e tiraram dúvida sobre alunos com TEA
Com objetivo de garantir ambientes mais acolhedores para alunos da rede municipal com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, organizou roda de bate-papo com motoristas de transporte escolar e monitores para conscientizá-los sobre como cuidar, especificamente, destes estudantes.
Dentre os assuntos abordados na roda de conversa, os motoristas e monitores debateram quais cuidados os alunos com TEA devem receber dentro do transporte escolar e o que é o autismo. Os profissionais puderam tirar dúvidas sobre o assunto e a atividade teve acompanhamento do APSE – programa de Apoio Psicossocial Escolar.
Na avaliação do diretor de transporte escolar da Secretaria de Educação e Cultura, Rui Martins, a atividade serve para que os profissionais saibam agir e cuidar, de forma cada vez melhor, de todos os alunos que fazem parte da rede de ensino municipal. “A palestra de hoje teve a importância de saber como atender nossos alunos e aprimorar as habilidades de nossos colaboradores”, declarou.
A rede municipal de ensino de Ribeirão Pires tem 7.500 estudantes matriculados, 280 deles diagnosticados com TEA. No início do ano letivo, esse número era de 250.
Para possibilitar o melhor desenvolvimento destas crianças e jovens, a Prefeitura de Ribeirão Pires também tem intensificado as formações voltadas para professores e auxiliares que ministram as aulas. Com o acompanhamento individual especializado, estes profissionais atuam na elaboração de atividades de acordo com a especificidade de cada aluno.