InícioItaquaquecetubaTrecho do Rio Tietê que passa por Itaquá receberá desassoreamento

Trecho do Rio Tietê que passa por Itaquá receberá desassoreamento


Visita foi guiada por técnicos do DAEE e acompanhada pelo prefeito Eduardo Boigues

O trecho do Rio Tietê que corta Itaquaquecetuba vai receber serviços de desassoreamento realizados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira (31) em visita guiada por técnicos na Barragem da Penha, localizada entre os municípios de São Paulo e Guarulhos. De acordo com o DAEE, o desassoreamento será iniciado nos próximos meses.

Na ocasião, o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, e demais chefes do Executivo das cidades da região puderam acompanhar a abertura das comportas da barragem, que passaram por manutenção do sistema hidráulico nos últimos três meses. A abertura ocorreu após uma série de pedidos de Boigues.

“O DAEE está finalizando a licitação para o desassoreamento do lote 4, que inclui Itaquaquecetuba. Além disso, a boa notícia é que cada município receberá uma frente de trabalho e todas serão atendidas ao mesmo tempo e rapidamente. Temos muito a agradecer, tanto pela manutenção das comportas, que agora estão funcionando, como pelo início do desassoreamento, que é um pedido antigo”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

Com investimento de R$ 148,8 milhões, além de Itaquá, serão beneficiadas pelo desassoreamento as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Poá, que integram o lote 4 do Rio Tietê. De acordo com o DAEE, a expectativa é remover 950 mil metros cúbicos de resíduos do rio, além de 29 mil metros cúbicos das plantas aquáticas que crescem ao longo do afluente.

Presente na visita, o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, celebrou a abertura das comportas e a notícia do início do desassoreamento. “Como técnico e representante da Defesa Civil, considero fundamental a limpeza e manutenção do rio, que todos os anos recebe grandes quantidades de água. O combate às enchentes não ocorre apenas no período de chuvas e esse trabalho demonstra isso”, completou.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher