A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu o 1º Simpósio de Vigilância Sanitária, na última semana, reunindo servidores e técnicos da Saúde e também de outras áreas de interesse e atendimento ao público no auditório da Escola de Governo e Gestão. O evento comemorou o Dia Nacional da Vigilância Sanitária e também os 20 anos de municipalização da Vigilância Sanitária em Mogi das Cruzes.
Na abertura, o secretário municipal de Saúde, William Harada, ressaltou a importância das atividades para a saúde pública. “A Vigilância Sanitária é responsável por proteger e promover a saúde da população, coordenando e executando ações de prevenção e controle dos riscos relacionados a produtos e serviços diversos”, explicou. Harada ocupou a mesa ao lado diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE8), Renata Villanueva, e da representante da diretora do Grupo de Vigilância Sanitária do Estado (GVS8), Janaina Carvalho.
A diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Paula Mateus, apresentou as principais atribuições, competências e atividades do setor, tais como: fiscalização de estabelecimentos e produtos em ações programadas ou atendimento de denúncias; análise de projetos arquitetônicos específicos; atividades educativas e saúde do trabalhador, entre outras. “A Lei nº 8.080/1990 conceitua Vigilância Sanitária como o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”, explanou.
Na sequência, foram realizadas outras três apresentações com foco na atualização e informação sobre os serviços. A odontóloga e especialista em Saúde Pública do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Maria Isabel Santacruz Jimenez Marcatto, apresentou o tópico “Serviços de Estética: Desafios e Boas Práticas”; a diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Débora Iolanda Cardoso dos Santos, falou sobre “Saúde do Trabalhador e Produtos Fumígenos”; e a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes, levou o tema “Integração das Ações de Vigilância” para o público presente.