InícioMogi das cruzesPrefeitura de Mogi das Cruzes promove 1º Simpósio de Vigilância Sanitária

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove 1º Simpósio de Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu o 1º Simpósio de Vigilância Sanitária, na última semana, reunindo servidores e técnicos da Saúde e também de outras áreas de interesse e atendimento ao público no auditório da Escola de Governo e Gestão. O evento comemorou o Dia Nacional da Vigilância Sanitária e também os 20 anos de municipalização da Vigilância Sanitária em Mogi das Cruzes. 

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, William Harada, ressaltou a importância das atividades para a saúde pública. “A Vigilância Sanitária é responsável por proteger e promover a saúde da população, coordenando e executando ações de prevenção e controle dos riscos relacionados a produtos e serviços diversos”, explicou. Harada ocupou a mesa ao lado diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE8), Renata Villanueva, e da representante da diretora do Grupo de Vigilância Sanitária do Estado (GVS8), Janaina Carvalho. 

A diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Paula Mateus, apresentou as principais atribuições, competências e atividades do setor, tais como: fiscalização de estabelecimentos e produtos em ações programadas ou atendimento de denúncias; análise de projetos arquitetônicos específicos; atividades educativas e saúde do trabalhador, entre outras. “A Lei nº 8.080/1990 conceitua Vigilância Sanitária como o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”, explanou.

Na sequência, foram realizadas outras três apresentações com foco na atualização e informação sobre os serviços. A odontóloga e especialista em Saúde Pública do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Maria Isabel Santacruz Jimenez Marcatto, apresentou o tópico “Serviços de Estética: Desafios e Boas Práticas”; a diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Débora Iolanda Cardoso dos Santos, falou sobre “Saúde do Trabalhador e Produtos Fumígenos”; e a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes, levou o tema “Integração das Ações de Vigilância” para o público presente. 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher