InícioRibeirão Pìres‘Leituras Coletivas’ inicia terceiro mês com obra 'Marília de Dirceu'

‘Leituras Coletivas’ inicia terceiro mês com obra ‘Marília de Dirceu’

Projeto da Prefeitura de Ribeirão Pires promove programação de acordo com títulos de lista da USP – Fuvest

Neste sábado (9), a partir das 13h, o Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286 – Centro) promove mais uma edição do projeto semanal Leituras Coletivas que, neste mês, explora títulos que integram lista da USP – Fuvest, iniciando com a obra Marilia de Dirceu, de Tomás Luiz Gonzaga. 

Marília de Dirceu reúne a poesia lírica de Tomás Antônio Gonzaga, personagem histórico associado à Inconfidência Mineira e condenado à prisão ― apesar de seu crime nunca ter sido efetivamente provado. O autor foi exilado em Moçambique até o fim da vida. 

“Na primeira parte das liras, Gonzaga personifica o sentimento amoroso em Marília, foco romântico de Dirceu, aludindo à natureza idealizada e à durabilidade da arte frente ao efêmero da vida. Já na segunda, as aflições do cárcere ecoam nos versos a partir de temáticas que sugerem melancolia e a constante saudade da amada. Marília de Dirceu é uma exemplar obra poética do arcadismo brasileiro, uma das mais belas odes ao amor”, comenta o diretor de Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires e coordenador do evento, Marcílio Duarte.

A atividade, que visa o fomento da literatura na Estância, principalmente entre os jovens e vestibulandos, conta com entrada franca. O Leituras Coletivas acontece no CHL – Centro Histórico e Literário, localizado na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro. 

Leituras Coletivas – Marilia de Dirceu 
Data: 9/09 (sábado)
Horário: 13h às 17h
Local: Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286)
Entrada franca

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher