InícioItaquaquecetubaCultura de Itaquá investe na descentralização e valorização de artistas locais

Cultura de Itaquá investe na descentralização e valorização de artistas locais

Atividades culturais nos bairros e abertura de editais marcam o desenvolvimento do setor na cidade

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba segue dando importantes passos para a difusão cultural no município. Com a implantação de políticas de descentralização e de valorização dos artistas, a pasta comemora as atividades realizadas neste ano.

“Itaquá tem um enorme potencial cultural que infelizmente ficou esquecido por muitos anos. Ao chegar na secretaria, conseguimos resgatar projetos e implantar novos que estão alcançando mais públicos”, destacou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

Um dos principais projetos é o Cultura Itinerante, que visitou diferentes bairros e levou música, dança, artesanato e ações de saúde para todas as idades. O objetivo da proposta é aproximar as famílias da arte e da cultura por meio do uso do espaço público.

Para além das ações nas ruas, a sede da pasta reforçou as formações com oficinas oferecidas de maneira gratuita para os 1.609 alunos matriculados nos cursos de teatro, dança contemporânea, ballet clássico, canto coral cênico, violão, teclado e capoeira.

No mesmo espaço, a Biblioteca Aroldo de Azevedo recebeu os tradicionais encontros literários. A estrutura conta com mais de 9 mil exemplares e só neste ano, mais de 1,5 mil livros foram emprestados e mais de 2,6 pessoas foram atendidas dentro das atividades.

A Lei Paulo Gustavo ganhou destaque com uma série de encontros para debater a aplicação da lei no município, que foi aprovada com antecedência e, neste momento, está em fase de abertura dos editais, que são fundamentais para artistas independentes atuarem em parceria com a prefeitura.

Outro espaço de destaque é o Centro de Artesanato, que hoje conta com 35 artesãs aquecendo a economia criativa da cidade. Ao lado da estrutura, que fica no centro da cidade, a pasta está recuperando o Museu Municipal, que neste ano recebeu a exposição A Paixão de Cristo e a visita de 3 mil pessoas.

“A cultura é um dos grandes destaques quando falamos de trabalho em desenvolvimento. Estamos levando educação, senso de comunidade e pertencimento, que é o que queremos causar em toda a população. Isso nos motiva a continuar”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher