InícioItaquaquecetubaDesenvolvimento Social de Itaquá amplia programas de assistência em 2023

Desenvolvimento Social de Itaquá amplia programas de assistência em 2023

Novo CadÚnico, atendimento à população em situação de rua e os cursos profissionalizantes foram os destaques do ano

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba ampliou, neste ano, o número de atendimentos realizados nos equipamentos de assistência social e está reforçando os programas de acolhimento.

Para enfrentar o frio, a pasta lançou a Operação Noites Frias no acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo bebidas quentes, itens de inverno e translado para o albergue. Como complemento, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) fez 12.901 acompanhamentos.

“O desenvolvimento social é, praticamente, o coração da cidade. Isso porque lidamos diretamente com as principais demandas de auxílio à população e esse trabalho humanizado está sendo realizado com muito carinho”, disse o chefe da pasta, Gabriel Rocha.

As ações de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade social também ganharam destaque através das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Já foram 12.361 famílias atendidas neste ano e 239.382 atendimentos particularizados.

Outro atendimento que vale destacar é do novo Cadastro Único, espaço inaugurado em fevereiro deste ano e que já realizou mais de 22 mil procedimentos, entre 13.769 atualizações cadastrais e 9.043 novos cadastros.

Como parte das políticas públicas de assistência e inclusão, a profissionalização também é um dos pontos altos da pasta, que em dezembro de 2022 entregou para a cidade o Centro de Capacitação Profissional (CECAPI). Sua operação teve início em janeiro deste ano e 1.176 alunos já se formaram.

As novidades ainda consistem no atendimento móvel do CadÚnico que passará a operar inicialmente na Vila São Carlos ainda este mês, a inauguração de um segundo equipamento do Conselho Tutelar, do CRAS Morro Branco e do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI) temporário na Vila Zeferina, até que o antigo espaço, no centro, seja reformado.

“É gratificante acompanhar a evolução dos serviços de acolhimento. Itaquá ainda possui um grande número de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas com essa equipe que trabalha incansavelmente, vamos dar uma nova cara para essa política pública tão importante e necessária para a cidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher