Agentes foram acionados na manhã do último domingo (03/09) e detiveram o homem que estava dentro da casa da ex-companheira, escondido em um dos quartos da propriedade
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano prendeu no último domingo (03/09), no bairro Cidade Miguel Badra, um homem que agrediu a ex-companheira e desrespeitou uma medida protetiva emitida pela Justiça que havia contra ele. Durante a prisão, o agressor ainda tentou fugir e danificou uma parte interna da viatura do grupamento. Ele foi levado para a Delegacia Central de Polícia, onde teve a voz de prisão ratificada após prestar depoimento. Ele deverá responder por descumprimento de medida protetiva, violência doméstica, lesão corporal, ameaça, dano simples, dano qualificado ao patrimônio público, resistência e maus-tratos a animais.
O crime foi descoberto por volta das 10h30, quando os agentes receberam informação da vítima de que o ex-marido estava dentro da casa dela e que momentos antes o homem havia desferido um soco em seu rosto, além de ter segurado a mulher dentro do imóvel. Porém, em um momento de desatenção do suspeito, ela conseguiu acionar a Patrulha Maria da Penha, que compareceu ao local.
Depois da chegada da equipe, o indivíduo ofereceu resistência ao montar uma barricada em um dos quartos com colchões, mesas e cadeiras para evitar o acesso dos agentes ao cômodo. No entanto, os guardas conseguiram desmontar o bloqueio e detiveram o homem, que ainda tentou fugir ao sair da propriedade, porém sem sucesso. Uma vez dentro da viatura, o homem danificou com pontapés a parte traseira interna da viatura. Ele tinha conhecimento da medida protetiva e já havia sido preso uma vez por roubo. Uma viatura da Força Patrulha prestou apoio na ação.
Na sexta
Em contato com a vítima logo após a prisão, ela destacou que o agressor esteve na casa durante a última sexta-feira (01/09) e a agrediu com socos e moridas, além de queimar roupas e um televisor e tentar matar o animal de estimação dela. Como a mulher não estava com o celular em mãos, ela não teve a oportunidade de acionar a Patrulha Maria da Penha, mas conseguiu fugir para a casa de vizinhos. Quando retornou para imóvel, no domingo, acabou sendo surpreendida pelo agressor, porém, desta vez, a vítima conseguiu acionar a GCM. Ela também foi encaminhada para a delegacia para prestar depoimento.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou o preparo dos agentes para atuar em uma situação como a verificada no domingo. “Nos deparamos com várias circunstâncias, e a que passamos neste final de semana mostra que precisamos cada vez mais ter o preparo e total controle da ocorrência, mesmo com o agressor criando diversas dificuldades para nós. A Patrulha Maria da Penha, apoiada pela Força Patrulha, mais uma vez, demonstraram esse controle para que tudo se encaminhasse para o desfecho esperado por todos, que é a prisão do agressor e a segurança da mulher”, afirmou.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano