InícioItaquaquecetubaDesenvolvimento Econômico de Itaquá promove capacitação e geração de emprego na cidade

Desenvolvimento Econômico de Itaquá promove capacitação e geração de emprego na cidade


Secretaria também apontou avanços que contemplam os empresários

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba está consolidando a ampliação da geração de empregos através de capacitações. Em comemoração aos 463 anos da cidade, a pasta fez um levantamento de ações realizadas desde o início de 2023 que apontam para o avanço no mercado produtivo de geração de emprego e renda.

Através dos projetos implementados desde o início de 2021, a pasta já contabiliza importantes números que ressaltam os investimentos para o fomento ao empreendedorismo e apoio aos empresários. Um dos cases é o Via Rápida Empresa (VRE). O programa permitiu que 1.578 empresas passassem pelos atendimentos neste ano, seja no processo de abertura ou na alteração dos dados.

O sistema simplificado auxilia na abertura e na emissão de licenças e registros de novos estabelecimentos, além de integrar órgãos importantes como o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), evitando o deslocamento dos responsáveis pela empresa no processo de regularização.

Outra ferramenta importante que auxilia no desenvolvimento comercial da cidade é o Banco do Povo Paulista, órgão estadual voltado para a concessão de microcrédito popular produtivo. Apenas neste ano, R$ 93,1 mil foram destinados para empreendedores formais e informais da cidade.

Já para a empregabilidade, foram ofertadas 3.490 vagas de emprego para os moradores da cidade. Com serviço itinerante, o projeto SEMDE Bairro a Bairro levou os atendimentos oferecidos pela secretaria até os bairros Recanto Mônica, Vila São Carlos, Parque Piratininga, Manoel Feio, Jardim Caiuby, Aracaré e Centro.

“Entendemos que Itaquá é uma cidade pujante, que tem capacidade para ser uma das melhores cidades do estado e por isso estamos reforçando o desenvolvimento econômico através de oportunidades e mantendo diálogo com os empresários. São 463 anos de muita história e que agora está ganhando mais destaque”, disse o secretário Luciano Dávila.

O projeto Oficina Criativa, que dá aulas de corte e costura em parceria com a iniciativa privada, formou 220 alunos e empregou 68. A pasta também já formou 914 pessoas no curso de informática básica, outras 16 passaram pelo curso de operador de telemarketing e 78 iniciaram o curso de assistente administrativo e modelagem, oferecido em parceria com o Senac.

“Temos uma gestão alinhada e comprometida com o desenvolvimento da cidade. Tenho muito orgulho de todos os planos e projetos que são tocados pela secretaria porque é onde a população consegue sonhar e vislumbrar um futuro melhor, com mais oportunidades e emprego”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher