Secretaria também apontou avanços que contemplam os empresários
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba está consolidando a ampliação da geração de empregos através de capacitações. Em comemoração aos 463 anos da cidade, a pasta fez um levantamento de ações realizadas desde o início de 2023 que apontam para o avanço no mercado produtivo de geração de emprego e renda.
Através dos projetos implementados desde o início de 2021, a pasta já contabiliza importantes números que ressaltam os investimentos para o fomento ao empreendedorismo e apoio aos empresários. Um dos cases é o Via Rápida Empresa (VRE). O programa permitiu que 1.578 empresas passassem pelos atendimentos neste ano, seja no processo de abertura ou na alteração dos dados.
O sistema simplificado auxilia na abertura e na emissão de licenças e registros de novos estabelecimentos, além de integrar órgãos importantes como o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), evitando o deslocamento dos responsáveis pela empresa no processo de regularização.
Outra ferramenta importante que auxilia no desenvolvimento comercial da cidade é o Banco do Povo Paulista, órgão estadual voltado para a concessão de microcrédito popular produtivo. Apenas neste ano, R$ 93,1 mil foram destinados para empreendedores formais e informais da cidade.
Já para a empregabilidade, foram ofertadas 3.490 vagas de emprego para os moradores da cidade. Com serviço itinerante, o projeto SEMDE Bairro a Bairro levou os atendimentos oferecidos pela secretaria até os bairros Recanto Mônica, Vila São Carlos, Parque Piratininga, Manoel Feio, Jardim Caiuby, Aracaré e Centro.
“Entendemos que Itaquá é uma cidade pujante, que tem capacidade para ser uma das melhores cidades do estado e por isso estamos reforçando o desenvolvimento econômico através de oportunidades e mantendo diálogo com os empresários. São 463 anos de muita história e que agora está ganhando mais destaque”, disse o secretário Luciano Dávila.
O projeto Oficina Criativa, que dá aulas de corte e costura em parceria com a iniciativa privada, formou 220 alunos e empregou 68. A pasta também já formou 914 pessoas no curso de informática básica, outras 16 passaram pelo curso de operador de telemarketing e 78 iniciaram o curso de assistente administrativo e modelagem, oferecido em parceria com o Senac.
“Temos uma gestão alinhada e comprometida com o desenvolvimento da cidade. Tenho muito orgulho de todos os planos e projetos que são tocados pela secretaria porque é onde a população consegue sonhar e vislumbrar um futuro melhor, com mais oportunidades e emprego”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira