Neste sábado (16/09), das 10h às 15h, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Conduz e em parceria da Secretaria de Agricultura, vai promover a Feira da Economia Solidária. O evento será realizado na Loja da Economia Solidária, espaço que existe desde novembro de 2021, no piso superior do Mercado Municipal e passou recentemente por melhorias estruturais. A atividade faz parte da agenda em comemoração ao aniversário de 463 anos de Mogi das Cruzes e também do aniversário de 165 anos do tradicional centro de compras, celebrados conjuntamente no dia 1º de setembro.
A feira vai reunir grupos de empreendedorismo social, que estarão presentes apresentando produtos, promovendo degustações e também comercializando itens confeccionados manualmente. O objetivo, portanto, é ofertar mais um espaço de exposição e venda para pessoas que estão iniciando atividades profissionais com micro e pequenos negócios, com apoio e acompanhamento do programa Conduz.
Também serão realizadas durante o sábado duas aulas gratuitas e abertas ao público, ministradas pelas artesãs da própria Loja da Economia Solidária. Haverá aula de patchcolagem das 9h ao meio-dia e de macramê das 13h às 15h. Os interessados já podem se inscrever previamente na própria loja ou podem efetuar inscrição no próprio dia da feira.
Durante a feira, também será feita oficialmente a apresentação das novas instalações da Loja da Economia Solidária. O espaço foi criado em novembro de 2021, a partir de uma força-tarefa entre Secretarias, para obter doação de materiais, estruturar e inaugurar o local. Inicialmente, ocupava um box do piso superior do Mercadão, mas a ideia sempre foi ampliar para dois.
Os trabalhos recentes permitiram essa ampliação, dobrando portanto o espaço da Loja e criando um ambiente adequado para a realização de oficinas, outra ideia já presente na concepção e planejamento iniciais. Além disso, a porta de ferro que antes servia como fachada foi substituída por uma de vidro, dando maior visibilidade e também modernizando a estética do local, tornando-o portanto mais atraente ao público frequentador.
O trabalho desenvolvido pela Loja da Economia Solidária engloba dois pilares do programa Conduz: qualificação de mão de obra e incubação social, para a formação e profissionalização de empreendedores e empreendimentos econômicos, sempre tendo como foco o atendimento de pessoas que vivem ou viviam em situação de vulnerabilidade social e buscam a superação dessa condição, a partir de capacitação e posterior geração de renda.
O Conduz é um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, que ganhou legislação própria em fevereiro deste ano. Com isso, a iniciativa, que já vinha sendo executada pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desde 2019, ganhou respaldo jurídico, consolidou-se enquanto política permanente ganhou também uma estrutura organizacional mais eficiente, com novas ferramentas, em benefício dos contemplados.
A Feira da Economia Solidária será aberta a todos os interessados, com entrada gratuita.