Atividade foi ministrada pela reumatologista Miriam Harada e acompanhada pela primeira-dama Larissa Ashiuchi nesta quarta-feira (13/09)
O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, no centro de Suzano, recebeu nesta quarta-feira (13/09) uma palestra que marcou o início da 2ª semana do Lian Gong, técnica que compreende a execução de tradicionais atividades corporais chinesas. A iniciativa, acompanhada pela primeira-dama Larissa Ashiuchi, foi ministrada pela reumatologista Miriam Harada e abordou questões acerca da sarcopenia, uma doença caracterizada pela perda progressiva de massa muscular. O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, também participou da palestra.
A ação também foi prestigiada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Joaquim Rosa, autor da Lei 5.377 que institui o “Programa de Qualidade de Vida – Lian Gong” no calendário oficial da cidade. Vale destacar que em 2023, a prática chinesa completará 26 anos na cidade, o que evidencia uma ampla história que já marcou diferentes gerações de suzanenses. Também houve uma palestra do fundador do Lian Gong em Suzano e especialista em medicina preventiva, Antônio Caldeira.
Atualmente, a ginástica oriental é oferecida para mais de 600 alunos e realizada em 25 pontos do município, com aulas em diferentes dias e horários. As atividades especiais da 2ª semana do Lian Gong no município se estendem até esta sexta-feira (15/09) e terá a realização de um piquenique junto à prática da terapia corporal. O evento ocorrerá na sede da Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo.
Joaquim Rosa ressaltou que a ideia do projeto é colaborar para a manutenção da cultura, bem como proporcionar lazer e saúde aos munícipes. “Sem dúvidas esta é uma prática corporal inclusiva, que trabalha aspectos motores e cognitivos. Agradeço o apoio fundamental do Poder Executivo municipal numa causa tão importante”, disse o presidente da Casa de Leis.
Por sua vez, Larissa Ashiuchi destacou a importância de ajudar a difundir esta modalidade tão marcante para a história de Suzano. “O Lian Gong traz uma agradável sensação ao corpo e nos dá mais ânimo para trabalhar e realizar as demais tarefas do dia a dia, isso sem contar a prevenção para a nossa saúde e melhoria das funções internas do corpo. Temos muito orgulho em apoiar um movimento como este”, afirmou a primeira-dama.
Durante a iniciativa, também estiveram presentes o presidente do Bunkyo, Reinaldo Katsumata, e o presidente da Associação Cultural Chinesa de Suzano, Diego Tung.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano