InícioMogi das cruzesPrefeitura lança edital para receber propostas técnicas de concessão do Parque Centenário

Prefeitura lança edital para receber propostas técnicas de concessão do Parque Centenário

A Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou um edital destinado à elaboração de estudos técnicos com o objetivo de estruturar uma possível concessão do Parque Centenário da Imigração Japonesa à iniciativa privada. O edital trata da estruturação, para a composição de uma possível licitação, de itens como modelagem técnica e operacional, econômico-financeira, jurídica, engenharia e arquitetura, revitalização, modernização, reforma, manutenção, conservação, operação e exploração do parque.

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), feito por meio de chamamento público, é utilizado para receber propostas de solução da iniciativa privada. As empresas interessadas farão estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras para o espaço. O chefe de Gabinete e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, explica que o procedimento será utilizado para receber as propostas para ajudar na resolução do problema. 

“Não é uma contratação, não vincula a Administração Municipal a utilizar nenhum projeto e poderá ser utilizado para subsidiar uma licitação para a concessão do parque, desde que os elementos propostos atendam aos interesses da população. Com esse edital, a Prefeitura vai receber propostas de concessão, que serão analisadas com cuidado. Queremos encontrar o melhor modelo possível de concessão para o Parque Centenário, tornando-o cada vez mais atraente, seguro, bonito e bem conservado”, complementa.

A partir da publicação do edital, ocorrida no dia 16 de agosto, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o chamamento público tem um cronograma a ser cumprido. Entre os dias 11 e 26 de setembro, ocorrerá a análise das documentações técnicas das empresas interessadas. Já entre 27 de setembro e 9 de outubro, será emitida a autorização para a apresentação dos estudos. Entre os dias 10 de outubro e 9 de novembro, acontecerá a apresentação dos estudos pelos proponentes. Finalmente, a avaliação dos estudos e projetos será realizada entre os dias 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024.

“A gestão do prefeito Caio Cunha tem como pilares a transparência e o compromisso de modernizar a cidade. O Parque Centenário é um dos símbolos de Mogi das Cruzes e queremos que o espaço seja cada vez mais moderno, bonito e atual. Para isso, estamos realizando um processo de busca de soluções para garantir esse resultado, sempre com total transparência e acompanhamento de todas as etapas por parte da população”, observa Bastianelli.

A utilização desse modelo de chamamento público é considerada uma medida de planejamento e acompanha a evolução do arcabouço jurídico moderno, tanto que é parte integrante da Nova Lei de Licitações e certamente será muito utilizado para subsidiar as contratações da Administração Pública.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher