InícioMogi das cruzesRealizadores e alunos do Cozinha Paulista em Mogi das Cruzes promovem encontro...

Realizadores e alunos do Cozinha Paulista em Mogi das Cruzes promovem encontro e jantar na cozinha da EEI

O presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Marcio Maldonado, ao lado de representantes das empresas Quest e JSL – idealizadores e patrocinadores, respectivamente, do programa Cozinha Paulista, participou, na noite desta terça-feira (12/09), de um encontro especial, seguido por jantar, preparado por alunos das atuais turmas, que vêm tendo aulas gratuitas de culinária, na cozinha da Escola de Empreendedorismo e Inovação desde o início de agosto. 

O encontro serviu para reunir todos os envolvidos na realização de mais uma edição do curso e também foi a primeira refeição preparada e servida aos convidados pelos alunos – vale lembrar que a primeira turma do programa em Mogi das Cruzes se formou em 2021. Serviu também para saudar e agradecer a todos, em especial aos jovens que depositaram confiança no programa e vêm dedicando seu tempo ao aprendizado de técnicas culinárias a partir da iniciativa. 

O Cozinha Paulista é um programa voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social, que passa ensinamentos culinários, como forma de capacitação de mão de obra e geração de oportunidades para obtenção de emprego e renda, mas também buscando auxiliar os participantes a desenvolverem o potencial criativo e estimular o exercício da imaginação, da descoberta e da invenção, a partir de vivências, pesquisas e experiências. 

O presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Marcio Maldonado, agradeceu a todos os envolvidos na realização do curso e falou sobre os resultados que ele pode gerar em cada um dos participantes. “Creio que todas as sementes aqui plantadas vão gerar frutos, independentemente do que vocês venham a escolher para suas vidas deste momento daqui em diante. Tenho certeza que essa experiência será muito válida e que vocês sairão daqui pessoas diferentes de quando entraram”, pontuou, deixando também um agradecimento aos parceiros e uma mensagem de perseverança a todos os alunos. 

“Agradeço muito à Quest e a JSL, por acreditarem na transformação da nossa cidade. Para nós, enquanto Prefeitura, gestão Caio Cunha e Fundo Social, é uma alegria poder vir aqui e conversar com vocês, observar como estão aprendendo. Aproveitem, não desanimem, segurem uns nas mãos dos outros, pois tenho certeza que essa é uma experiência que cada um de vocês levará para a vida”, finalizou. 

O coordenador de produção de projetos culturais da Quest, Thiago Catelani, também agradeceu aos participantes, destacando que o programa não faria sentido não fosse a presença e dedicação dos alunos. “O propósito é que isso sirva como um estímulo, para que vocês se inspirem nele de diversas formas, para que se sintam estimulados a quem sabe seguir carreira no ramo alimentício ou que sirva como um momento de relaxamento, entretenimento, foco, um canal para fazer novas amizades. Que seja transformador para vocês da mesma forma que é para a gente, para a JSl e para Mogi”.

A gerente do Instituto Júlio Simões, Ana Beatriz Urbano Andari, também falou sobre o significado e a importância do curso. “O que vocês estão vendo aqui é um exemplo de algo que deu certo, a partir da união entre poder público, que entrou com toda essa infraestrutura do espaço, a Quest, que desenvolveu a ideia do curso e a JSL, que acreditou e custeou a proposta. O ato de se capacitar para um ofício muda a vida da pessoa, então vocês podem mudar a realidade de vocês. E lembrem-se sempre que cozinhar é também um ato pessoal, de amor e de dedicação humana, pois vocês estão alimentando a vida. Tenham sempre em mente o quão importante e o quão linda é essa função que estão aprendendo”, pontuou

O Cozinha Paulista é também uma realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura. Para além do ensino da culinária como potencial profissão a ser seguida, a ação também incita os participantes a elaborarem e construírem projetos a partir de processos colaborativos de criação. Outro viés é a apresentação da gastronomia tradicional brasileira, em especial a paulista, na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres dessas receitas que compõem o património imaterial de São Paulo e do país. 

Além disso, o curso traz consigo os benefícios terapêuticos que podem ser obtidos a partir do aprendizado da culinária, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis. A carga horária é de 96 horas, sendo duas aulas por semana para cada uma das turmas e a atual edição deve se encerrar no mês de novembro. 

O encontro seguido por jantar na Escola de Empreendedorismo e Inovação contou também com a presença do professor Humberto Queiroz dos Santos e outros representantes da JSL e do Fundo Social de Mogi das Cruzes.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher