InícioRibeirão PìresRibeirão Pires aumenta em 46% testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Ribeirão Pires aumenta em 46% testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis


Apenas neste ano, 19 mil exames foram realizados pela rede municipal de saúde

A Prefeitura de Ribeirão Pires intensificou a busca ativa e a testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e realizou 19 mil testes entre janeiro e agosto deste ano. O número reflete um aumento de 46%, com relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram realizadas 13 mil testagens. A rede municipal de saúde oferece, gratuitamente, testes de hepatites, sífilis e HIV.

Os exames rápidos são realizados na Atenção Básica – USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde)  – e no Serviço de Atenção Especializada (SAE) da cidade. Além disso, hospitais e rede de emergência também contam com a disponibilidade dos testes. 

A coordenadora do Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires, Nanci Garrido, destacou as testagens extramuros. “Realizamos ações nos bairros junto do programa ‘Cidadania Aqui’, no qual oferecemos testagens e orientações para os moradores. Nosso serviço é feito de forma sigilosa e sempre visando o bem-estar de quem realiza o teste”, explicou.

Além da busca ativa, recentemente a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou o projeto “Prevenção também se ensina”, na qual 120 alunos dos oitavos anos participaram da roda de conversa sobre prevenção às ISTs. 

Selo Prata – Ribeirão Pires está concorrendo ao Selo Prata – Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. No último mês, a Prefeitura recebeu técnico de validação do Ministério da Saúde para analisar toda a rede municipal de infectologia.

FOTO: Gabriel Mazzo/PMETRP

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher