Na última terça-feira (19), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ferraz de Vasconcelos promoveram a capacitação dos mesários que vão atuar na Eleição do Conselho Tutelar 2023, em 1° de outubro. A ação foi ministrada pelos profissionais do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE), por meio da 401° zona eleitoral de Ferraz.
O evento ocorreu no anfiteatro da Prefeitura de Ferraz, na Vila Romanopolis, e teve como objetivo assegurar o processo eleitoral de forma justa e transparente. Os interessados em atuar preencheram uma ficha de inscrição e, cerca de 140 cidadãos foram habilitados, entre funcionários da Prefeitura de Ferraz e voluntários.
Durante o treinamento, a equipe do TRE explicou o sistema de votação, desde o primeiro manuseio da urna até a impressão da zerésima, o documento emitido em cada seção eleitoral que reforça a lisura e transparência do processo. Por meio de materiais didáticos, os mesários receberam informações sobre o terminal do eleitor, habilitações, boletim final e fiscalização da cabine para encerrar a votação.
A capacitação também abordou dúvidas frequentes no dia da votação: caso o eleitor não estiver cadastrado no caderno de votação; atrasos; não concluir o voto, entre outras situações comuns.
A ELEIÇÃO
O Conselho Tutelar visa proteger os direitos das crianças e dos adolescentes em diversos âmbitos nas áreas da saúde, educação, serviço social, entre outros. Os eleitores de Ferraz de Vasconcelos podem participar da Eleição do Conselho Tutelar 2023 no dia 1° de outubro. Os cidadãos interessados terão das 8 às 17 horas para votarem e precisam apresentar documento original com foto e título de eleitor. Poderão votar todas as pessoas a partir de 16 anos inscritas na zona eleitoral ferrazense.
Ao todo, 26 candidatos estão habilitados para receberem votos e preencherem cinco vagas ao cargo titular de conselheiro.
Para mais informações sobre os polos de votação e candidatos, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Ferraz (www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br), clicar na aba “Conselhos” e acessar “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)”.