InícioItaquaquecetubaSetembro Amarelo recebe reforço com palestras e caminhada em Itaquá

Setembro Amarelo recebe reforço com palestras e caminhada em Itaquá

Setembro Amarelo recebe reforço com palestras e caminhada em Itaquá

Novos equipamentos visam ampliar o acolhimento na cidade

Neste Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba está reforçando seu compromisso com a saúde mental dos munícipes. Desde o início do mês, as unidades estão promovendo palestras e rodas de conversa em alusão à campanha e no dia 29, às 9h30, acontece uma caminhada de promoção à vida e prevenção ao suicídio com concentração na praça Padre João Álvares, no centro.

Para quem busca atendimento psicológico e psiquiátrico, eles são oferecidos no Ambulatório de Saúde Mental (avenida Emancipação, 125 – Centro), no Centro de Especialidades (rua MMDC, 58 – Centro) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim do Carmo (rua Jaú, 26), Jardim Maragogipe (rua Paulistania, 95), Jardim Caiuby (estrada dos Índios, 1.125) e Jardim Odete (rua Visconde de Taunay, 270).

“Todos os nossos profissionais de saúde estão capacitados para acolher pacientes que apresentem quadros relacionados à saúde mental. Com o diagnóstico, é possível realizar o encaminhamento de prontidão aos especialistas”, disse a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.

Em média 3 mil atendimentos são realizados por mês nas unidades e a pasta comemora as medidas tomadas para ampliar os acolhimentos. Isso porque, em 2022, foi inaugurado o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II (avenida Presidente Tancredo Neves, 169 – Estação) para adultos e em agosto deste ano outra unidade (avenida João Barbosa de Moraes, 450 – Vila Zeferina) focada em crianças e adolescentes (CAPS IJ).

Ambas atendem pessoas com transtorno mental grave e persistente e proporcionaram o aumento no efetivo da rede pública. “A campanha Setembro Amarelo nos traz importantes reflexões sobre a saúde mental, sobretudo com o acolhimento e cuidado que as pessoas precisam ter no tratamento. Nossos equipamentos estão preparados para acolher a demanda necessária”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane OIiveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher