As Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Proteção Animal e de Educação realizarão nesta quinta-feira (21/9), a partir das 9h30, um evento em comemoração ao Dia da Árvore na escola municipal Professor Dermeval Arouca, no Jardim Ivete. O evento faz parte da programação de aniversário de Mogi das Cruzes e marcará o lançamento do Projeto Bosque das Crianças, que consistirá no plantio de mudas por parte de alunos das escolas da rede municipal.
O projeto possui duas etapas: uma roda de conversa entre alunos e professores, na qual é reforçada a importância das árvores e do seu plantio, e o “mãos na terra”, que é o momento de plantio por parte dos estudantes. A parceria das duas secretarias municipais tem como objetivo levar o projeto de forma gradual para toda a rede municipal, estimulando o plantio de mudas e difundindo as vantagens do aumento da cobertura verde no município. Serão utilizadas mudas de espécies arbóreas nativas.
A secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes, reforça a importância do projeto Bosque das Crianças: “Este projeto estimula a educação ambiental, que é uma das nossas prioridades. Queremos uma cidade cada vez mais arborizada, com as vantagens que a cobertura verde proporciona, como o comforto térmico, o abrigo para pássaros e a absorção do calor, tornando a temperatura mais agradável e cidade mais sustentável”, explica.
Segundo Ionara, o objetivo do projeto é que os plantios ocorram dentro das escolas ou em áreas próximas, com os plantios sendo realizados em conjunto pelos estudantes, professores e a comunidade. Da mesma forma, a manutenção das mudas também será realizada pelo grupo, com a comunidade utilizando os futuros bosques como espaços de convivência.
Para a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, a iniciativa também contribuirá com a comunidade escolar. “Essa vivência do plantio de arvores é importante não só para a aprendizagem das criancas sobre a sustentabilidade, mas também na multiplicação desse conhecimento junto à comunidade escolar”, afirma.
Ações
A parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação é constante e foi responsável, por exemplo, pelo sucesso da 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade. Realizado durante o mês de junho, o evento mobilizou 12,8 mil estudantes de 47 escolas públicas e particulares inscritas. Foram plantadas 50 árvores (com a participação de 172 pessoas, entre estudantes, pais e funcionários das escolas) e coletadas 14.680 garrafas pet, além de 19 quilos de tampinhas.
Além disso, em 2023 os Jogos inovaram com a criação do Projeto Repórter Ambiental, que recebeu 105 desenhos e 91 redações. Outra importante contribuição dos jogos foram 56 receitas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) ou utilização integral dos alimentos. Durante o evento de encerramento, foram sorteadas 20 composteiras entre as escolas participantes.
Os Jogos Escolares da Sustentabilidade tiveram início no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento incluiu atividades semanais colaborativas realizadas pelas escolas inscritas com o objetivo de difundir a cultura da sustentabilidade entre os estudantes em todo o município. As atividades foram cumpridas pelas escolas entre os dias 5 e 30 de junho.
O evento teve como objetivo criar uma ferramenta de multiplicação de valores como a preservação ambiental e o respeito à natureza. Os atividades pretendem trazer como resultado final escolas com mais árvores, bairros com resíduos sólidos destinados em local correto e estudantes envolvidos em ações de conservação da natureza.