Campanha tem o objetivo de disseminar informações sobre prevenção da doença, como a manutenção em propriedades rurais ou localizadas à beira de rios
A Prefeitura de Guararema segue com a campanha de combate à Febre Maculosa. Além das ações práticas, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a conscientização da população a partir da entrega de folders em comércios e residências de diferentes bairros.
Agentes do Centro de Controle de Zoonozes do município têm percorrido as ruas para divulgar as práticas positivas que visam a redução da contaminação com esta doença que desde 2021 recebe atenção redobrada na cidade.
A doença é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapatos infectados e pode variar de sintomas leves até graves, com alta taxa de letalidade. No conteúdo disponível à população, são apresentadas as formas de prevenção da doença, como o cuidado com a contaminação de cães, gatos e cavalos; manutenção em propriedades rurais ou localizadas à beira de rios; evitar circular em margens de rios e cursos d’água.
“Seguimos informando a todos sobre os perigos e a necessidade de prevenção contra a Febre Maculosa. Além de todo o suporte e atendimento médico quando necessário, temos distribuído panfletos e também divulgado nas redes sociais, para que a conscientização seja ampliada”, detalha a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.
Ainda no âmbito da comunicação, a Secretaria de Saúde, que também desempenha trabalhos de manejo clínico ambiental e de vigilância, divulga a existência de placas em pontos estratégicos, próximos ao rio Paraíba do Sul. Estas sinalizações pedem para que moradores e turistas não acariciem ou alimentem animais, sejam eles domésticos, como cachorros, gatos e cavalos, ou silvestres, como capivaras, que podem agir como hospedeiros de carrapatos, transportando-os em seus corpos.
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a Pasta pelo telefone (11) 4693-8040.