InícioRegiãoGuararemaGuararema continua com ações de conscientização sobre a Febre Maculosa

Guararema continua com ações de conscientização sobre a Febre Maculosa

Campanha tem o objetivo de disseminar informações sobre prevenção da doença, como a manutenção em propriedades rurais ou localizadas à beira de rios

A Prefeitura de Guararema segue com a campanha de combate à Febre Maculosa. Além das ações práticas, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a conscientização da população a partir da entrega de folders em comércios e residências de diferentes bairros.

Agentes do Centro de Controle de Zoonozes do município têm percorrido as ruas para divulgar as práticas positivas que visam a redução da contaminação com esta doença que desde 2021 recebe atenção redobrada na cidade.

A doença é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapatos infectados e pode variar de sintomas leves até graves, com alta taxa de letalidade. No conteúdo disponível à população, são apresentadas as formas de prevenção da doença, como o cuidado com a contaminação de cães, gatos e cavalos; manutenção em propriedades rurais ou localizadas à beira de rios; evitar circular em margens de rios e cursos d’água.

“Seguimos informando a todos sobre os perigos e a necessidade de prevenção contra a Febre Maculosa. Além de todo o suporte e atendimento médico quando necessário, temos distribuído panfletos e também divulgado nas redes sociais, para que a conscientização seja ampliada”, detalha a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Ainda no âmbito da comunicação, a Secretaria de Saúde, que também desempenha trabalhos de manejo clínico ambiental e de vigilância, divulga a existência de placas em pontos estratégicos, próximos ao rio Paraíba do Sul. Estas sinalizações pedem para que moradores e turistas não acariciem ou alimentem animais, sejam eles domésticos, como cachorros, gatos e cavalos, ou silvestres, como capivaras, que podem agir como hospedeiros de carrapatos, transportando-os em seus corpos.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a Pasta pelo telefone (11) 4693-8040.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher