InícioMogi das cruzesMogi das Cruzes passa a comemorar o Dia do Nascituro e terá...

Mogi das Cruzes passa a comemorar o Dia do Nascituro e terá programação especial para valorização da vida

O Dia do Nascituro passa a ser celebrado em 8 de outubro em Mogi das Cruzes. Junto à data, está prevista a realização da Semana em Defesa da Vida, que neste ano ocorrerá entre os dias 2 e 8 de outubro com ações socioeducativas promovidas pela Câmara Municipal com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio com a participação das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Entre os eventos, estão programadas palestras, exposições e uma caminhada que deverão abordar tópicos alusivos ao tema, como gravidez na adolescência, maternidade e paternidade responsável, aleitamento materno e a importância do pré-natal. O nascituro é a pessoa humana em estágio de vida intrauterina.

O Dia do Nascituro foi oficialmente criado por meio da lei sancionada pelo prefeito Caio Cunha nesta quinta-feira (21/09). É resultado de um projeto de lei de autoria do vereador Johnross Jones de Lima. “Será uma oportunidade para divulgar a importância do direito ao nascimento sadio e à proteção da vida, valorizando diversos serviços e atendimentos já promovidos pela Administração Municipal em diferentes áreas de atuação”, explica o prefeito Caio Cunha. 

O principal objetivo da nova legislação é promover uma ampla conscientização das famílias e de toda a sociedade para o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos. Caberá ao poder público apoiar a realização da Semana em Defesa da Vida e estimular a cooperação técnica entre órgãos governamentais e ONGs interessadas para dar publicidade, desenvolver e implementar as ações necessárias.

Já a Câmara Municipal ficará responsável por promover sessão solene sobre o direito de nascer e outros temas capazes de fortalecer o respeito pela vida humana junto às famílias, com ênfase especial nas mulheres grávidas. 

Pré-natal: A Secretaria Municipal de Saúde garante facilidade de acesso para incentivo ao pré-natal.  Ao suspeitar da gravidez, basta que a mulher procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar o teste e iniciar os procedimentos necessários para a gestação segura. As consultas e exames de pré-natal permitem a identificação de problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, que precisam de acompanhamentos e tratamentos específicos.

Programação da 1ª Semana em Defesa da Vida

– 2 de outubro (segunda-feira), às 19h30 – Palestra: O Sentido da Vida, no auditório da Câmara Municipal
– 3 de outubro (terça-feira), às 19h – Orquestra: Show pela Vida, no Cemforpe
– 4 de outubro (quarta-feira), às 19h – Apresentação, no Theatro Vasques
– 5 de outubro (quinta-feira), às 19h30 – Palestra: Nascituro e a Vida, no auditório do Colégio Placidina
– 6 de outubro (sexta-feira), às 19h30 – Sessão solene, no plenário da Câmara Municipal
– 7 de outubro (sábado), às 9h – Missa Nascitura: Bispo Dom Pedro, na Catedral de Sant´Anna
– 8 de outubro (domingo), às 10h – Caminhada pela Vida, na Praça Coronel Almeida

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher