InícioSuzanoMeio Ambiente divulga balanço de ações em audiência pública na Câmara

Meio Ambiente divulga balanço de ações em audiência pública na Câmara

Secretário André Chiang apresentou os números referentes ao setor de Bem-Estar Animal entre maio e setembro, período que registrou 370 castrações e 313 adoções

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano apresentou nesta quinta-feira (21/09) o balanço de atividades relacionadas ao setor de Bem-Estar Animal entre maio e setembro deste ano. Durante audiência pública conduzida pelo vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e realizada pela Câmara Municipal, o chefe da pasta, André Chiang, compartilhou os números referentes à causa animal no período, que apontou 370 castrações e 313 adoções.

A atividade foi organizada pela Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar Animal do Poder Legislativo municipal e contou com a participação dos vereadores Artur Takayama; Jaime Siunte; André Marcos de Abreu, o Pacola; e Leandro Alves de Faria, o Leandrinho. Por parte da administração municipal, estiveram presentes a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, Solange Wuo, e as coordenadoras da pasta, Andreia Nascimento e Natacha Nakamura.

A apresentação teve o objetivo de promover a prestação de contas, por parte da Prefeitura de Suzano, sobre o trabalho desenvolvido para a proteção dos animais. Foram destacados os dois mutirões organizados nos últimos meses que garantiram não só a castração de 370 animais, como também a microchipagem deles por meio de clínicas contratadas. O serviço, que pode ser agendado pelo link bit.ly/Castracao-Suzano, promove o controle populacional e identificação dos animais castrados. Desde quando foi instituída a iniciativa, em 2018, já foi registrada a castração de 7.418 pets.

O projeto “Baby, me Leva!”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Pública e com o PlayPet, equipamento público destinado ao lazer e treinamento de cães, que fica situado nas instalações do Viveiro Municipal Tomoe Uemura (avenida Senador Roberto Simonsen, 340 – Jardim Imperador), também mereceu destaque. A ação permitiu que 313 pets encontrassem uma família só no período entre maio e setembro deste ano. Desde que foi implantado, em 2021, o projeto já garantiu a adoção de 1.048 animais.

Na audiência, ainda houve menção às vistorias que são realizadas pelo setor de Bem-Estar Animal sempre que são recebidas, por meio da Ouvidoria Municipal (0800-774-2007), denúncias de maus-tratos e abandono. Os registros da pasta assinalam 491 vistorias de maio a setembro, sendo que 30 delas foram encaminhadas à Polícia Civil. Desde 2021, já foram realizadas 1.175 vistorias, com 63 encaminhamentos para uma delegacia da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, ressaltou que os números atestam o efetivo trabalho que tem sido desenvolvido em prol da causa animal no município. “Atuamos em várias frentes para que consigamos atender às demandas e as denúncias da população. Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Zoonoses, e da Secretaria Municipal de Governo, por meio do Departamento de Fiscalização de Posturas, para que consigamos ter êxito. Com a castração, a microchipagem, as adoções e as vistorias, temos melhorado as condições de vida dos animais de nossa cidade”, destacou Chiang.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher