Segundo Tatiana, a cauterização é um tratamento capilar realizado com produtos específicos, como queratina e proteínas. O procedimento reconstrói a estrutura dos fios, “ajuda a selar as cutículas do cabelo, reduz o frizz , além de restaurar o brilho e a maciez”.
Benefícios da cauterização
• Repõe a queratina e outras proteínas essenciais para a estrutura do cabelo.
• Sela as cutículas capilares, evitando a perda de nutrientes e proteínas.
• Reduz o frizz e o aspecto arrepiado;
• Ajuda a reter água nos fios, aumentando a hidratação,
• Restaura a elasticidade dos fios,
• Cria uma camada protetora no cabelo, que protege contra danos futuros,
• Fortalece os fios e reduz a quebra.
A especialista alerta que não é recomendado fazer a cauterização em excesso, “pois os tratamentos reconstrutores podem deixar o cabelo rígido”. Procure um profissional para avaliar as necessidades de suas madeixas. le te ajudará a montar o melhor cronograma capilar.
Como a cauterização é feita?
- Lave o cabelo com um shampoo de limpeza profunda para remover resíduos de produtos e a oleosidade.
- Após enxaguar, aplique e espalhe o produto reconstrutor uniformemente no cabelo ainda úmido.
- Utilize o secador de cabelo ou a prancha alisadora.
- Lave os cabelos novamente para remover o excesso de produto.
A profissional explica que o calor do secador ou da prancha é importante para ativar o produto e selar as cutículas capilares. Assim, as proteínas e nutrientes ficarão fixados no interior dos fios. Mas é preciso se atentar à temperatura apropriada para cada tipo de cabelo.
Principais dúvidas sobre a cauterização capilar
A cauterização serve para a queda de cabelo?
Tatiana Araújo – A cauterização capilar não é um tratamento específico para queda de cabelo, que pode acontecer por diversos fatores. Nesses casos, é importante consultar um dermatologista para realizar uma avaliação.
Quanto tempo devo esperar para lavar o cabelo após a cauterização?
Aguarde pelo menos 48 horas.
Quais os cuidados após a cauterização?
Utilize produtos específicos para cabelos danificados com fórmulas suaves. Evite usar ferramentas de calor excessivamente e, quando fazê-lo, aplique um protetor térmico. Aliás, é necessário hidratar os fios regularmente, cortá-los para tirar as pontas duplas, bem como evitar tratamentos químicos agressivos.
A cauterização tem alguma contraindicação?
O tratamento não é indicado para pessoas com o couro cabeludo sensível ou com feridas, cabelos extremamente danificados, com alisamento definitivo ou relaxamento químico recente. Ainda, grávidas e lactantes devem evitar o tratamento, assim como pessoas alérgicas aos componentes do produto.
Com qual frequência o tratamento pode ser feito?
No geral, de dois a três meses, especialmente se o cabelo estiver danificado por processos químicos, uso de ferramentas de calor e outros danos externos. Essa periodicidade permite que os cabelos se recuperem entre os tratamentos e evita problemas com o excesso de proteínas. Ambos os tratamentos fortalecem e restauram a saúde dos fios, mas a técnica e produtos utilizados podem variar conforme cada tratamento.