A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na quarta-feira (20/9), no Cemforpe, o evento “Mogi 500 Anos: conhecendo o Presente para Construir o Futuro”. Organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), o Projeto Mogi 500 anos é um plano que pensa a cidade no médio e longo prazo, tendo com base principal a participação da sociedade.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, explica a importância do projeto e seu estágio de desenvolvimento: “Um dos pilares da atual gestão é a participação efetiva das pessoas na construção da Mogi das Cruzes do futuro.
O Projeto Mogi 500 Anos traz isso em sua essência e está em pleno andamento. Nesta quarta-feira, apresentaremos os resultados de uma importante fase do trabalho que está sendo concluída”, explica.
Lançado em junho de 2022, o Mogi 500 anos está dividido em três etapas: “Diagnóstico: Mogi até Hoje”, “A Cidade que Sonhamos e que Precisamos” e “Caminhos Estratégicos”. No evento desta quarta-feira será apresentado à sociedade o resultado da primeira etapa do projeto, que foi o “Diagnóstico: Mogi até hoje”.
Durante esta primeira etapa, a SEPLAG realizou várias ações, com o levantamento técnico da consultoria Macroplan (que contou com apoio financeiro do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de R$ 500 mil), a realização de Grupos de Trabalho Temáticos para discutir a cidade, além de ações de secretarias municipais que auxiliaram no processo de diagnóstico.
A etapa de diagnóstico contou com visitas realizadas por técnicos da Macroplan, contratada pela CAF para a execução do trabalho, em vários pontos estratégicos da cidade. O intuito foi complementar o que a empresa já possuía em termos de dados a respeito do município e conhecer a realidade de importantes territórios, que possuem características e situações bastante distintas.
A partir da apresentação dos resultados da etapa de diagnóstico, terá início a fase seguinte do projeto, que consistirá no desenvolvimento de outro grande trabalho de diálogo com a sociedade, para identificar “A Cidade que sonhamos e que precisamos”.
O secretário Lucas Porto finaliza lembrando que o Projeto Mogi 500 Anos compreende uma visão de longo prazo, apoiada em projetos estruturadores, com uma visão compartilhada de futuro e a vigilância da sociedade para sustentar este compromisso.
“A iniciativa inova ao retirar os processos de planejamento de dentro dos gabinetes, alterando a linguagem dos jargões técnicos para falar a língua do cidadão e dar às pessoas a oportunidade de participarem efetivamente da construção de sua própria cidade”, completa. Clique aqui para fazer a inscrição para o evento.