InícioSuzanoSuzano recebe visita de despedida do cônsul-geral do Japão

Suzano recebe visita de despedida do cônsul-geral do Japão

Ryosuke Kuwana retornará ao seus país de origem, mas antes da viagem recebeu uma homenagem do prefeito Rodrigo Ashiuchi no gabinete

O prefeito Rodrigo Ashiuchi se encontrou nesta sexta-feira (29/09) com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana. O diplomata esteve em Suzano para se despedir das entidades representativas da comunidade nipo-brasileira no município, uma vez que deixará o Brasil depois de cerca de três anos de atuação. Na oportunidade, Kuwana foi homenageado no gabinete.

Durante a visita, o chefe do Poder Executivo suzanense reforçou os laços de Suzano com o Japão, visto sua importância histórica para o povoamento e o desenvolvimento da cidade junto aos imigrantes e descendentes japoneses. Nesse sentido, o cônsul entregou um diploma de honra ao mérito ao morador Roberto Katsumata, que acompanhou a visita, enaltecendo sua relevância na comunidade nipo-brasileira no município.

“Reconhecemos o senhor Katsumata pela notável contribuição em prol da relação de amizade entre nosso país e o Brasil, por meio da agricultura”, destacou Kuwana. Para Ashiuchi, o exemplo de Katsumata ilustra a história da imigração japonesa. “Com a presença do governo japonês, da família Katsumata, é muito bom contar com essa homenagem em vida. Tenho certeza de que todos os amigos e familiares estão felizes e gratos. Esse diploma é fruto de uma vida dedicada, de muita luta em prol do povo nipo-brasieliro em Suzano e região”, completou.

Na ocasião, acompanhado pelo vereador Artur Takayama, o prefeito também homenageou o cônsul com uma placa oficial. “Durante a sua permanência no Brasil, seu nome foi destaque por sua dedicação e capacidade em estar à frente do Consulado-Geral do Japão em São Paulo. Suzano se sente honrada por ser coirmã da cidade de Komatsu e por ter um bom relacionamento com o Japão. Que a nova fase de sua vida seja repleta de sucesso. Suzano é grata por todos esses anos de carinho e dedicação” dedicou a Kuwana.

Por sua vez, o cônsul se mostrou emocionado e agradeceu o carinho de Ashiuchi e da cidade de Suzano. “Eu nunca vou esquecer do Brasil. Suzano ficará em meu coração, em toda minha vida. Estou muito agradecido por este laço de amizade, o Brasil é muito especial para mim. Eu nunca vou esquecer este momento”, ressaltou.

De acordo com Ashiuchi, o cônsul já virou um amigo de Suzano e a cidade segue de portas abertas. “Fico com sentimento de tristeza pela partida do cônsul, mas entendo que a vida é feita de chegadas e partidas. Tenho certeza de que sempre que estiver pelo Brasil, Kuwana virá a São Paulo e a Suzano”, finalizou.

A visita ainda foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; pelo presidente da Associação Cultural Suzanense Bunkyo de Suzano e filho de Roberto Katsumata, Reinaldo Katsumata; pelo presidente da Associação Okinawa Kenjin Kai de Suzano, Sergio Yonamine; pelo presidente do Sindicato Rural, Ricardo Sato; pelo presidente do Clube Agrícola Boa Vista, Alberto Hideyuki Kariya e sua esposa Mariusa; pelo vice-presidente da Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano (Aceas), Yuji Yamagami; pelo vice-presidente da Casa de Repouso Ipelândia, Takatsugo Fujimura; pelo diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Minoru Harada; pelo vice-presidente do Bunkyo, Marcos Barbosa; pelo presidente e pelo diretor do Departamento Jovem do Bunkyo, Richard Terazaki e Ricardo Habu. Entre os familiares de Roberto Katsumata também estiveram sua esposa, Yoko Katsumata, os filhos Ricardo e Regina Katsumata, além dos netos, noras e genro.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher