Atividade ocorreu na segunda-feira (02/10) e trouxe os dados da pasta referentes às ações executadas entre janeiro e setembro deste ano
A Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano apresentou na última segunda-feira (02/10) o balanço de atividades relacionadas à pasta entre janeiro e setembro deste ano. Durante audiência pública conduzida pelo vereador Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado, e realizada pela Câmara Municipal, o chefe da pasta, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, compartilhou os feitos da prefeitura direcionados ao avanço esportivo na cidade.
A atividade foi organizada pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do Poder Legislativo municipal e contou com a participação dos vereadores Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Artur Takayama; e Jaime Siunte. Por parte da administração municipal estiveram presentes o diretor de Esportes e Lazer, Josias Ferreira, e o assessor da pasta, Saulo Pereira.
A apresentação foi iniciada com as atividades executadas em janeiro, mês marcado pelo recebimento dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no bairro Jardim Colorado. O Suzanão ainda foi sede do campeonato da Central Única de Favelas (Cufa) em abril, quando o gramado foi definido como palco das semifinais femininas e masculinas que definiram a classificação dos finalistas.
O Suzanão ainda sediou as provas finais de atletismo da fase “Inter Diretoria de Ensino” dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), em junho, com a participação de cerca de 200 pessoas entre alunos de escolas da rede estadual, professores e árbitros que participaram do evento promovido pela Secretaria de Estado de Esportes de São Paulo.
Outra iniciativa pontuada foi a troca do piso de madeira do Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, intermediada em parceria com a pasta de Esportes de São Paulo.
Mais destaques
Além disso, também foi mencionada a Arena Esportiva Tabamarajoara, inaugurada em fevereiro com uma quadra de futebol society, de basquete 3×3 e uma pista de caminhada. O projeto tem o valor aproximado de R$ 315 mil e foi instalado em um terreno de 1.025 metros quadrados, com ligação de água e luz, e ainda conta com arquibancada e iluminação de LED. A arena é fruto de um convênio assinado também com a Secretaria de Esportes de São Paulo, por meio de uma indicação do ex-deputado estadual Estevam Galvão.
A participação dos idosos de Suzano nos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023, no município de Guaratinguetá, com uma delegação composta por 50 pessoas, formada por suzanenses de 60 anos ou mais, também foi destacada. No torneio, os atletas das categorias femininas e masculinas de atletismo, buraco, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo e de mesa, truco e voleibol adaptado disputaram os jogos com aproximadamente 3 mil competidores.
A pasta ainda apresentou os resultados da doação de lacres em duas oportunidades para a campanha “Junte o Bem” desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade de Suzano. A primeira, ocorrida em fevereiro, angariou 45 garrafas PET. Já a segunda, efetuada em abril, registrou a marca de 80 garrafas que, posteriormente, servirão para angariar cadeiras de rodas junto à concessionária de rodovias SPMar, responsável pela troca do material por equipamentos voltados às pessoas com mobilidade reduzida.
Nardinho ainda ressaltou a inauguração da Arena Esportiva Ercília da Conceição Reis Laureano, no Jardim Vitória. O espaço, que conta com quadras para práticas esportivas diversas, é fruto de uma parceria do vereador Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, que garantiram uma entrega livre de gastos aos cofres públicos municipais.
Também foi mencionado o início das aulas de dança de salão do projeto “Baila Comigo”, em julho, de segunda a sexta-feira no Portelão. A audiência pública também abordou os excelentes resultados na fase estadual do Jomi, em São José do Rio Preto, competição em que os mesatenistas Marlene Takahashi e Walter Camargo obtiveram duas medalhas de prata.
Na parte final, o secretário ainda ressaltou as instalações de uma nova academia ao livre no Jardim Luela. Os equipamentos, conquistados com apoio do vereador Artur Takayama, foram fixados em uma área no cruzamento entre as ruas José Gomes Sandim e Assembléias de Deus.
Nardinho destacou que uma grande quantidade de ações foram promovidas em 2023. “Ao longo do ano pudemos direcionar a prática esportiva para todos os públicos, desde o infantil até a terceira idade. Acreditamos que o esporte caminha junto com a saúde para garantir o bem-estar dos cidadãos. Além disso, outro fator importante é o aprendizado, dedicação e, principalmente, disciplina que podem ser obtidos por meio deste tipo de iniciativa. Agradeço e parabenizo o excelente trabalho do prefeito Rodrigo Ashiuchi à frente da administração municipal”, afirmou o titular da pasta.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano