Novo equipamento zerou filas da especialidade no município; Prefeitura promove programação especial no mês de prevenção ao câncer de mama
A saúde da mulher tem espaço prioritário entre as políticas públicas promovidas pela Prefeitura de Ribeirão Pires. CAISM aumentou capacidade de mamografia de 115 para 400 exames/mês, crescimento de 248%.
Em apenas dois meses de funcionamento, o CAISM zerou a fila de espera pelo exame preventivo ao câncer de mama. Entre agosto de 2022 e agosto deste ano, a cidade realizou 3.539 mamografias. No mesmo período, foram realizadas 700 ultrassonografias de mama, também no CAISM. O equipamento voltado para a saúde da mulher registrou, nos primeiros oito meses deste ano, 11 mil procedimentos.
O atendimento no CAISM é realizado por meio de encaminhamento da rede de Atenção Básica – UBSs e USFs de Ribeirão Pires. A diretora médica da unidade, Karen de Gennaro, destaca o trabalho realizado pelo município na prevenção ao câncer de mama. “Hoje nossa cidade trabalha com o tempo mínimo de espera para exame de mamografia e entregar um trabalho de excelência para as mulheres”, avaliou.
Outubro Rosa – A Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá, no dia 21 de outubro, das 8h às 13h, evento que marca o mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Nesta data, o CAISM (Avenida Humberto de Campos, 70 – Centro Alto) sediará série de palestras e orientações sobre cuidados voltados à saúde da mulher, bem como testes rápidos e aplicação de vacinas.
Entre os dias 16 e 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, o CAISM também abre as portas, sem necessidade de encaminhamento, para a realização de mamografia e exame de papanicolau.
A cidade também receberá a 1ª Pedalada e Caminhada de Ribeirão Pires – Combat Pink, que será realizada com apoio da Prefeitura, no Completo Ayrton Senna, no dia 14 de outubro. O evento é promovido pelo Instituto Romatt de Combate ao Câncer e valor da inscrição que dá direito a camiseta é de R$ 40,00 e pode ser feita pelo link (https://bit.ly/1°-caminhada-pedalada-combat-pink).