Visita de agentes da unidade nesta terça-feira (10/10) ao comércio da área central de Suzano também verificou o cumprimento do Código de Defesa ao Consumidor
O Procon de Suzano realizou nesta terça-feira (10/10) uma ação de orientação a diversos estabelecimentos no centro da cidade com o objetivo de verificar questões relativas ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), fixação de preço, formas de pagamento, informações sobre troca, entre outros. Procon de Suzano orienta lojistas e consumidores para o Dia das Crianças.
A atividade do Procon também trouxe recomendações sobre a classificação etária e o selo do Inmetro. Neste caso, o selo indica que o objeto passou por uma avaliação de acordo com a legislação vigente no país.
Para comprar brinquedos online, compare preços, verifique a procedência da loja e analise as avaliações de outros clientes.
Ao longo da iniciativa, também foi destacado que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços devem deixar um exemplar do CDC em local visível e de fácil acesso, permitindo ao consumidor o contato direto com o material, independentemente de solicitação ou intervenção de algum funcionário do comércio, tendo a obrigatoriedade estabelecida na lei federal nº 12.291/2010.
Clientes têm sete dias para desistir de compras online ou por telefone. Para fazer valer essa regra, o consumidor deve formalizar o pedido junto ao fornecedor.
De acordo com a diretora do Procon, o objetivo deste trabalho é de extrema importância para garantir os direitos do consumidor. “Buscamos oferecer o máximo de segurança possível aos consumidores, principalmente neste momento do ano em que há aumento do consumo no comércio físico do município devido à proximidade de uma data tão importante”, afirmou a Daniela.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano