InícioSuzanoSaúde recebe inscrições para eleição dos novos conselhos gestores

Saúde recebe inscrições para eleição dos novos conselhos gestores

Até 16 de outubro a população pode se inscrever na unidade de saúde mais próxima de sua residência e trabalhadores podem se candidatar onde estão alocados

Inscrições para eleição de conselheiros de saúde em Suzano até 16 de outubro. Votação para conselheiros de saúde de 23 a 27 de outubro, nos próprios locais de atendimento. Apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não faz parte do processo. Os conselheiros eleitos assumirão um mandato a partir de 2024.

Os Conselhos Gestores de Saúde são órgãos compostos por quatro membros titulares e quatro suplentes. Entre os titulares, fazem parte dois integrantes que representam os usuários, um responsável pelos trabalhadores e mais um representando os gestores da unidade. A mesma proporcionalidade é observada entre os suplentes.

Aqueles que quiserem se candidatar ao segmento dos usuários devem se apresentar ao gerente de cada unidade com um documento de identidade com foto que comprove idade igual ou superior a 18 anos, cópia do comprovante de endereço dentro da área de abrangência da unidade e cadastro na unidade de saúde. Para o segmento dos trabalhadores, será necessário documento de identificação com foto e número da matrícula funcional. Já os profissionais que representarão o segmento dos gestores das unidades são indicados pela Secretaria de Saúde de Suzano.

Para votar, é preciso ter 16 anos ou mais e documentos. Trabalhadores: identidade e matrícula.

Conselheiros acompanham, avaliam e propõem melhorias nos serviços de saúde. Também é parte das funções examinar propostas, denúncias e queixas, encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade.

O secretário municipal de Saúde afirmou que esses grupos têm um papel fundamental para a construção de políticas públicas relacionadas ao setor. “Os conselhos gestores promovem espaços permanentes de discussão sobre os principais desafios da Saúde, analisando as realidades de cada serviço, por meio da construção de propostas de melhorias. São espaços democráticos de discussões e encaminhamentos, onde todos devem conhecer as suas atribuições, para atuação ética, considerando as responsabilidades de cada segmento”, avaliou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher