InícioMogi das cruzesCineSolar chega a Mogi das Cruzes no Mês das Crianças com cinema...

CineSolar chega a Mogi das Cruzes no Mês das Crianças com cinema gratuito movido a energia solar 

Em comemoração ao Dia das Crianças, Mogi das Cruzes receberá neste mês o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. Com patrocínio do banco BV e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, a atividade será no dia 26 de outubro, com duas sessões gratuitas, sendo a primeira uma coletânea de curtas- metragens infantis e a segunda a exibição do filme Encanto. A atração atende à diretriz de descentralização do acesso à cultura e será na Escola Municipal  Professora Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson da Silva.

“A presença da cultura em territórios para além da região central é essencial e prioritária. Poder agregar isso a conceitos de preservação ambiental e economia energética é ainda mais enriquecedor, portanto é uma satisfação poder receber o CineSolar em Mogi das Cruzes e levá-lo à comunidade do Conjunto Jefferson”, destaca a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos. 

Todas as sessões do CineSolar contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Além das sessões de cinema, o Circuito Banco BV promove encontros com estudantes, unindo arte e tecnologia por meio da educação ambiental e da linguagem audiovisual. Além de Mogi das Cruzes, a temporada setembro-outubro contempla outras quatro cidades paulistas. 

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

“Viajando pelo Brasil, presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
 
O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, encantando pessoas de todas as idades e mostrando, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Nosso compromisso com um futuro mais leve nos inspira cada vez mais a buscar e investir em projetos que estejam alinhados ao nosso propósito. Fazer parte de uma iniciativa que leva cultura e educação ambiental a crianças e ainda utiliza energia solar, contribuindo para a transformação social é uma conquista importante para o banco BV”, disse Claudia Furini, diretora de marketing e ESG do banco BV.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

Neste Circuito, a Sétima Produções Culturais foi convidada para selecionar os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. A curadoria é da diretora artística Ana Arruda, que tem se dedicado a projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação, como realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Ela também é idealizadora e diretora do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem.
 
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do banco BV e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
 
Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de até três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes a partir da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Mogi das Cruzes, será realizado com os alunos da Escola Municipal Professora Etelvina Cáfaro Salustiano, na terça-feira (17/10), das 9h às 12h.

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Mogi das Cruzes/SP
 
Sessões de Cinema
Data: sexta-feira (26/10)
Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’
                   19h30 – 2ª sessão: filme ‘Encanto’
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Escola Municipal Professora Etelvina Cáfaro Salustiano – Rua Quatro, 71 – Conjunto Habitacional Jefferson da Silva – Mogi das Cruzes/SP
 
SINOPSES DOS FILMES
 
1ª sessão

 
‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’  – Direção: Beatriz Ohana – Rio de Janeiro/2019 – Ficção – 15 minutos – Livre     
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.
 
‘Trincheira’ – Direção: Paulo Silver – Alagoas/2020 – Ficção – 15 minutos – Livre                
Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.
 
‘Pedro e o Velho Chico’ – Direção: Renato Gaia – Minas Gerais/2017 – Animação – 18 minutos – Livre
Após acordar de um pesadelo, o garoto Pedro fica assustado com o destino do planeta. Ao entregar o lixo ao catador de material reciclável “Seu Chico”, Pedro recebe do simpático velhinho um misterioso diário que o convida para uma viagem mágica pelo São Francisco revelando uma verdade assustadora sobre o Rio.
 
‘Valentino’ – Direção: Cassiana Maranha – Paraíba/2014 – Ficção – 4 minutos – Livre
Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.
 
‘Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14min – Ficção/2019 – Livre
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
 
2ª sessão
 
‘Encanto’ – Direção: Byron Howard e Jared Bush – Livre, 2021 – Musical/Infantil – 1h49m
Esta animação da Walt Disney conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em uma casa mágica, nas montanhas da Colômbia, em um lindo lugar chamado Encanto. E quando a magia do local é ameaçada, Mirabel, a única pessoa da família sem um dom mágico, pode ser a última esperança.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher