Documento que reúne experiências exitosas das prefeituras foi apresentado durante Fórum de Vigilância em Saúde da região
A princípio; a Estância Turística de Ribeirão Pires sediou, nessa quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de outubro, o IV Fórum de Vigilância em Saúde e XIV Fórum de Vigilância Sanitária do Grande ABC. Além disso; o evento marcou o lançamento do Boletim de Vigilância em Saúde das sete cidades, que tem como intenção dar transparência a ações desenvolvidas e compartilhar experiências exitosas promovidas pelos profissionais de vigilância. Ou seja, aprendizados da pandemia do coronavírus e contexto pós Covid-19 foram temas de destaque na programação.
Ribeirão Pires apresenta ação conjunta de saúde mental. No projeto, os profissionais fortaleceram o trabalho de fiscalização e abordagem para coibir a atuação de residências terapêuticas clandestinas. Dez unidades que funcionavam irregularmente foram interditadas e os internos encaminhados para locais que atendem a legislação e apresentam bom serviço.
Trabalho integrado entre setores fundamental, diz diretora de saúde de Ribeirão Pires
“Essas ações tiveram como finalidade proteger a saúde e garantir os direitos dos internos que estavam nessas casas”, explicou.
Debates – Durante o XIV Fórum de Vigilância Sanitária do Grande ABC, os aprendizados no contexto pós-pandemia foram abordados na palestra “Covid-19, lições aprendidas”, ministrada por Daniel Coradi, coordenador geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância, do Ministério da Saúde, que falou sobre o processo de emergências do período. “A pandemia mostrou que o SUS é essencial para as emergências de saúde pública”, disse durante apresentação.
Portanto; representantes de vigilância dos sete municípios do Grande ABC estiveram presentes no evento, que acontece anualmente na região.