Interessados ainda podem se cadastrar nesta sexta-feira (22/10) na rua José Correia Gonçalves, no centro, ou no dia do evento, que ocorre neste domingo
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana realiza neste domingo (22/10), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade da prefeitura, o 9º Passeio Ciclístico de Suzano. Até o momento, 500 participantes já efetuaram as inscrições, já aqueles que ainda quiserem se cadastrar podem se dirigir à rua José Correia Gonçalves, 152, no centro, nesta sexta-feira (20/10), entre 9 e 16 horas, ou garantir presença no próprio dia do evento, às 7h30, no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), onde será o ponto de concentração.
A inscrição é feita de forma gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal) e a apresentação de documento de identidade com foto. Os primeiros 800 inscritos também serão contemplados com uma camiseta e uma bolsa exclusivas para a atividade, a serem entregues no início do evento.
O itinerário prevê o percurso partindo da avenida Senador Roberto Simonsen para a avenida Brasil, retornando à Roberto Simonsen para seguir em direção à rua Sete de setembro, e, na sequência, para a avenida Paulista. A partir daí, os ciclistas acessam a avenida Mogi das Cruzes e retornam para a Roberto Simonsen novamente, até a entrada no parque. No total, o deslocamento compreende 6,2 quilômetros de extensão e o roteiro leva em consideração a segurança, a engenharia de tráfego e a facilidade, tanto para crianças como para adultos.
Serão feitas interdições pontuais nas vias por onde os ciclistas passarão. O trecho da avenida Senador Roberto Simonsen entre as avenidas Mogi das Cruzes e Brasil, que receberá o início e o final da atividade, ficará interditado ao longo da manhã. A iniciativa será acompanhada por equipes da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.
O passeio foi pensado para reunir a comunidade e conscientizar os suzanenses acerca da segurança no trânsito, integrando um conjunto de ações que visam aumentar o respeito pelos ciclistas. Outro ponto que será levantado é o impacto positivo causado pelo bom comportamento e a sensibilidade ao adotar uma postura responsável nos momentos de condução de veículos, usando como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, garantiu que esse evento vem se tornando tradicional na cidade também pela proposta que é associada ao passeio. “Além de incentivarmos a prática de atividade física, organizamos essa atração pensando na integridade dos ciclistas, que utilizam a bicicleta não só como lazer mas também para chegar e sair do trabalho. É fundamental que os motoristas se conscientizem sobre a necessidade de respeitar o espaço de cada um”, afirmou Galo.
Por sua vez, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, destacou o caráter solidário do evento. “Ao mesmo tempo que promovemos uma atividade de socialização, que é muito benéfica para a saúde, também podemos ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade, com a doação de alimentos no ato das inscrições. Será mais um dia especial para a nossa cidade, que contribuirá com as campanhas de trânsito e com as ações sociais de nosso município”, ressaltou a primeira-dama. Dúvidas sobre o passeio e as inscrições podem ser sanadas por meio do telefone (11) 4746-1166.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano