InícioSuzanoDefesa Civil forma cem atiradores do Tiro de Guerra

Defesa Civil forma cem atiradores do Tiro de Guerra

Solenidade ocorreu nesta sexta-feira (20/10) e contou com a entrega de certificados aos alunos da 12ª turma do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil

Suzano formou nesta sexta-feira (20/10) a 12ª turma do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) no Tiro de Guerra. No total, cem atiradores representando 50 bairros do município participaram da qualificação.

O curso começou em setembro e a formação contou com a entrega de certificados aos participantes, com quantidade de horas e conteúdo programático. Os alunos participaram de aulas sobre “Alagamentos, Enchentes e Inundações”, “Fogo em Mato”, “Impactos Ambientais”, “Primeiros-Socorros”, “Animais Peçonhentos” e “Anomalias da Construção Civil”. A capacitação também foi proporcionada por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Zoonoses. Durante o curso, os participantes foram orientados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre primeiros-socorros, estruturas colapsadas e anomalias da construção civil.

“O curso é para que eles saibam como agir em determinadas situações e o Nupdec é um grupo que representa vários bairros. Quando ocorre uma chuva, o primeiro no local é quem já está ali e ele tem que saber dar o suporte a quem precisa até o socorro chegar. Por isso o curso é tão importante”, explicou Viviane Raquel Rodrigues de Figueiredo Matos, coordenadora do Nupdec.

A previsão é de que duas novas turmas sejam formadas pela Defesa Civil no primeiro semestre do ano que vem, entretanto as datas e locais ainda não foram definidos. Para Viviane, saber como agir em uma emergência é essencial e o conhecimento precisa chegar ao maior número de pessoas possível. “A gente vai preparar essas pessoas para elas saberem agir até o socorro chegar e os alunos passam a ser agentes multiplicadores, já que eles vão replicar essa informação para o pai, a mãe e o irmão, que também saberão como agir nessas emergências”, salientou.

O diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, também destacou a importância de as pessoas saberem como agir em casos de emergência. “É fundamental que eles possuam este conhecimento, pois assim unimos esforços para proteger nossa população. Trabalhamos para que mais pessoas passem por esse aprendizado tão importante na nossa cidade”, ressaltou.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher