InícioRibeirão PìresRibeirão Pires debate novas políticas públicas na 3ª Conferência Municipal de Cultura

Ribeirão Pires debate novas políticas públicas na 3ª Conferência Municipal de Cultura

Documento com propostas será apresentado na etapa estadual, prevista para dezembro

A EMARP – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires sediou a 3ª Conferência Municipal de Cultura neste domingo (22). Promovido pela Prefeitura, o evento, que voltou a ser realizado na Estância após 11 anos, reuniu cerca de 45 representantes e entusiastas do movimento cultural de toda a região, que debateram, juntamente com o Poder Público, novas políticas para o setor a serem implementadas no município nos próximos anos, seguindo temática “Democratização e Direito à Cultura”, definida pelo MINC – Ministério da Cultura.

Alessandro Azevedo, ator e palhaço de profissão, representante do Ministério da Cultura que participou da conferência de Ribeirão Pires, ressalta a importância da realização de diálogos que visem o fortalecimento da cultura. “Participar deste evento é participar do primeiro passo para a realização da conferência nacional. É o momento em que a sociedade civil tem a oportunidade direta de propor novas políticas públicas culturais no município. Criar essa estrutura é garantir o acesso de todos à cultura”, concluiu. 

Ao longo da conferência, diversos pontos foram debatidos, como, por exemplo, a democratização do acesso (físico e intelectual) à cultura, inclusão e descentralização, criação de comissão de festejo com a participação de membros da sociedade civil, bem como a preservação do patrimônio e memória. O documento com as propostas será apresentado na etapa estadual, em dezembro, e nacional, prevista para março de 2024.

EIXOS – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e, por fim, Direito às Artes e Linguagens Digitais.

O evento promoveu, ainda, apresentações artísticas com pocket show do rapper Preto W.O., Grupo Experimental da EMARP com a coreografia Footloose e, por fim, show de encerramento com Lino e Maria.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários