Grupo visitou CEM, USF Aliança, Hospital e Maternidade São Lucas e UPA Infantil
A princípio; os integrantes do Rotary Club de Ribeirão Pires participaram, na última sexta-feira (20), da Tour da Saúde, iniciativa encabeçada da Prefeitura que tem por objetivo dar mais transparência às ações do setor. Durante a visita aos equipamentos de que fazem parte da rede municipal, os rotarianos elogiaram a atuação dos agentes comunitários, que realizam a busca ativa de pacientes, e também enalteceram a manutenção das unidades que visitaram.
A atividade começou com uma visita ao CEM (Centro Médico de Especialidades), onde o grupo acompanhou como os atendimentos são realizados. A clínica recebe os moradores por meio de encaminhamento das unidades da Atenção Básica.
“Eu jamais imaginaria que a saúde de Ribeirão Pires estivesse nesse nível de atendimento. Fiquei extremamente entusiasmado com o que eu vi hoje. Percebi que os atendimentos são bons, que os prédios estão em ótimas condições e a manutenção também parece estar toda em dia”, declarou o presidente do Rotary Romã de Ribeirão Pires, Antônio Carlos Martão.
Os integrantes do Rotary também puderam visitar o Hospital e Maternidade São Lucas. Na ala, os visitantes conheceram uma das incubadoras, equipamento adquirido pela atual gestão, e que pode transportar os recém-nascidos em segurança dentro de ambulâncias. O item tem equipamentos que garantem respiração, temperatura e que acompanham os sinais vitais da criança.
Já na USF (Unidade de Saúde da Família) do Aliança, a maior unidade de saúde de Ribeirão Pires, os rotarianos visitaram a sala de agentes comunitários, que realizam busca ativa dos pacientes do bairro, o que ajuda a diminuir a ausência dos atendimentos.
“O trabalho dos agentes é de extrema importância. Eu, como enfermeira, acredito que esta busca ajuda ainda mais na qualidade do atendimento médico na nossa cidade. Isso demonstra que a gestão está prestando atenção em toda a população”, disse Haryan Kowalsky, integrante do Rotary Club de Ribeirão Pires. Por fim, os visitantes foram até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, onde conheceram a UPA infantil.