InícioSuzanoProjeto com a Universidade Mackenzie pode garantir revitalização de áreas públicas

Projeto com a Universidade Mackenzie pode garantir revitalização de áreas públicas

Estudo visa à requalificação de espaços localizados nas imediações de três escolas da rede municipal dos bairros Vila Urupês, Jardim Quaresmeira II e Jardim Belém

Equipes da Prefeitura de Suzano receberam na manhã desta terça-feira (24/10) um grupo de professores e alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie para discutir um projeto que pode garantir a revitalização de áreas públicas da cidade. A parceria propõe um estudo de requalificação de espaços situados nas imediações de unidades de ensino da rede municipal. Profissionais da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e da Secretaria de Educação de Suzano apresentaram aos visitantes as características dos locais que serão objeto deste trabalho, situados nas proximidades das escolas Professor Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; José Braz Neto, no Jardim Quaresmeira II; e Odário Ferreira da Silva, no bairro Jardim Belém.

A proposta da atividade recebeu o nome “O que tem atrás desse muro?” justamente porque pretende levar em consideração os anseios da comunidade escolar, buscando agregar elementos sugeridos por alunos e professores, identificados a partir de materiais desenvolvidos pelas próprias crianças. Com os registros, serão pensadas soluções projetuais com o objetivo de articular as demandas de meio ambiente, infância e gênero. Nesta etapa, os alunos e professores da universidade foram divididos em três grupos distintos para que cada um se ocupasse de uma das áreas. A tarefa do dia contemplou a produção de cartografia sensível, com o registro do ambiente, e a cartografia documental, para verificação de distâncias e topografia.

O primeiro grupo foi recepcionado na escola Professor Oscar de Almeida Redondo pelo diretor Alexandre Nigre da Silva. Estiveram presentes os professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-Mackenzie), Leonardo Kseib, Daniela Getingler e Daniel Cândia, que estiveram acompanhados pelo diretor de Planos e Projetos, Ricardo Hatiw Lu e da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Dias. Eles mostraram a 12 alunos da FAU-Mackenzie as características do espaço verde de 2.635 metros quadrados (m²) localizado na rua Madame Pommery.

O segundo grupo se dirigiu à escola José Braz Neto. Na unidade, estiveram presentes os professores da instituição paulista Ricardo Ramos e Renata Coradin, que foram acompanhados pela supervisora de Educação Infantil da prefeitura, Fernanda Ribas; por uma equipe da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e por outros sete universitários. O diretor da escola, Washington Pereira, conduziu o grupo até à Praça Wanda Benvenuti Ubríaco, para avaliação do espaço, de 6.985 m², que poderá se tornar uma segunda área revitalizada.

Já o terceiro grupo, que foi capitaneado pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano, Eliene Coelho, esteve na Odário Ferreira da Silva. Neste local, um dos objetivos da equipe de trabalho é promover a abertura de um espaço que fica nas instalações da unidade, de 2,8 mil m², de forma que possa ser utilizado como área de convivência para toda a comunidade. Participaram das discussões em torno dessa proposta o professor da FAU-Mackenzie Matheus de Vasconcelos Casimiro e um convidado, professor licenciado da Universidade de São Paulo (USP), Sun Alex. O anfitrião do encontro foi o diretor da unidade, Luiz Alberto de Lima Agostinho.

O trabalho seguirá com outras duas atividades nesta semana, desta vez na capital paulista. Nesta quarta-feira (25/10), a partir das análises cartográficas realizadas nas três áreas mencionadas, e levando em conta todo o material coletado, as equipes deverão produzir ambientações que demonstrem transformações nos locais, respondendo ao questionamento “Como poderiam surgir novas atmosferas que considerem reflexões sobre meio ambiente, gênero e infância?”. Já na quinta-feira (26/10), as propostas devem ser apresentadas com os seguintes elementos: esboços rápidos e desenhos sobre fotos (utopias, atmosferas, fragmentos); croquis de implantação; plantas e cortes (setoriais); perspectivas e detalhes; e textos e fotografias realizadas no dia da visita.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou a  representatividade desses estudos para a comunidade escolar. “Esse projeto se alinha à abordagem que é feita pelas unidades da rede municipal. A valorização das crianças, a partir do registro de seus anseios, e a preservação do meio ambiente são pilares deste trabalho, que vai ao encontro dos objetivos da pasta e contribui significativamente para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, disse o chefe da pasta.

Já o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, falou sobre as perspectivas para a viabilização deste projeto. “Todo o material elaborado pela FAU-MAckenzie será avaliado pela prefeitura para que possamos saber de que maneira poderão ser buscados recursos que garantam a implementação desses estudos, com a revitalização dos espaços. Buscaremos juntos às empresas que investem no município, por meio de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), as parcerias que coloquem em prática esse trabalho”, ressaltou.

Parceria

A parceria da Prefeitura de Suzano com a Universidade Presbiteriana Mackenzie contempla outras ações que visam ao desenvolvimento do município e a preservação do meio ambiente. Em 2022, foi fechado um termo de acordo de cooperação com a FAU para elaboração do Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor, uma importante ferramenta diagnóstica que cria estratégias a longo prazo, a fim de tornar a cidade mais sustentável e garantir mais qualidade de vida à população. Neste ano, a instituição participou da organização do evento “Suzano do Amanhã +5”, para estimular um amplo diálogo, com especialistas nacionais e internacionais, que teve o objetivo de gerar recomendações para a próxima revisão do Plano Diretor e  também preparar o caminho para o primeiro centenário do município.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher