Estudo visa à requalificação de espaços localizados nas imediações de três escolas da rede municipal dos bairros Vila Urupês, Jardim Quaresmeira II e Jardim Belém
Equipes da Prefeitura de Suzano receberam na manhã desta terça-feira (24/10) um grupo de professores e alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie para discutir um projeto que pode garantir a revitalização de áreas públicas da cidade. A parceria propõe um estudo de requalificação de espaços situados nas imediações de unidades de ensino da rede municipal. Profissionais da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e da Secretaria de Educação de Suzano apresentaram aos visitantes as características dos locais que serão objeto deste trabalho, situados nas proximidades das escolas Professor Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; José Braz Neto, no Jardim Quaresmeira II; e Odário Ferreira da Silva, no bairro Jardim Belém.
A proposta da atividade recebeu o nome “O que tem atrás desse muro?” justamente porque pretende levar em consideração os anseios da comunidade escolar, buscando agregar elementos sugeridos por alunos e professores, identificados a partir de materiais desenvolvidos pelas próprias crianças. Com os registros, serão pensadas soluções projetuais com o objetivo de articular as demandas de meio ambiente, infância e gênero. Nesta etapa, os alunos e professores da universidade foram divididos em três grupos distintos para que cada um se ocupasse de uma das áreas. A tarefa do dia contemplou a produção de cartografia sensível, com o registro do ambiente, e a cartografia documental, para verificação de distâncias e topografia.
O primeiro grupo foi recepcionado na escola Professor Oscar de Almeida Redondo pelo diretor Alexandre Nigre da Silva. Estiveram presentes os professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-Mackenzie), Leonardo Kseib, Daniela Getingler e Daniel Cândia, que estiveram acompanhados pelo diretor de Planos e Projetos, Ricardo Hatiw Lu e da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Dias. Eles mostraram a 12 alunos da FAU-Mackenzie as características do espaço verde de 2.635 metros quadrados (m²) localizado na rua Madame Pommery.
O segundo grupo se dirigiu à escola José Braz Neto. Na unidade, estiveram presentes os professores da instituição paulista Ricardo Ramos e Renata Coradin, que foram acompanhados pela supervisora de Educação Infantil da prefeitura, Fernanda Ribas; por uma equipe da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e por outros sete universitários. O diretor da escola, Washington Pereira, conduziu o grupo até à Praça Wanda Benvenuti Ubríaco, para avaliação do espaço, de 6.985 m², que poderá se tornar uma segunda área revitalizada.
Já o terceiro grupo, que foi capitaneado pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano, Eliene Coelho, esteve na Odário Ferreira da Silva. Neste local, um dos objetivos da equipe de trabalho é promover a abertura de um espaço que fica nas instalações da unidade, de 2,8 mil m², de forma que possa ser utilizado como área de convivência para toda a comunidade. Participaram das discussões em torno dessa proposta o professor da FAU-Mackenzie Matheus de Vasconcelos Casimiro e um convidado, professor licenciado da Universidade de São Paulo (USP), Sun Alex. O anfitrião do encontro foi o diretor da unidade, Luiz Alberto de Lima Agostinho.
O trabalho seguirá com outras duas atividades nesta semana, desta vez na capital paulista. Nesta quarta-feira (25/10), a partir das análises cartográficas realizadas nas três áreas mencionadas, e levando em conta todo o material coletado, as equipes deverão produzir ambientações que demonstrem transformações nos locais, respondendo ao questionamento “Como poderiam surgir novas atmosferas que considerem reflexões sobre meio ambiente, gênero e infância?”. Já na quinta-feira (26/10), as propostas devem ser apresentadas com os seguintes elementos: esboços rápidos e desenhos sobre fotos (utopias, atmosferas, fragmentos); croquis de implantação; plantas e cortes (setoriais); perspectivas e detalhes; e textos e fotografias realizadas no dia da visita.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou a representatividade desses estudos para a comunidade escolar. “Esse projeto se alinha à abordagem que é feita pelas unidades da rede municipal. A valorização das crianças, a partir do registro de seus anseios, e a preservação do meio ambiente são pilares deste trabalho, que vai ao encontro dos objetivos da pasta e contribui significativamente para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, disse o chefe da pasta.
Já o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, falou sobre as perspectivas para a viabilização deste projeto. “Todo o material elaborado pela FAU-MAckenzie será avaliado pela prefeitura para que possamos saber de que maneira poderão ser buscados recursos que garantam a implementação desses estudos, com a revitalização dos espaços. Buscaremos juntos às empresas que investem no município, por meio de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), as parcerias que coloquem em prática esse trabalho”, ressaltou.
Parceria
A parceria da Prefeitura de Suzano com a Universidade Presbiteriana Mackenzie contempla outras ações que visam ao desenvolvimento do município e a preservação do meio ambiente. Em 2022, foi fechado um termo de acordo de cooperação com a FAU para elaboração do Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor, uma importante ferramenta diagnóstica que cria estratégias a longo prazo, a fim de tornar a cidade mais sustentável e garantir mais qualidade de vida à população. Neste ano, a instituição participou da organização do evento “Suzano do Amanhã +5”, para estimular um amplo diálogo, com especialistas nacionais e internacionais, que teve o objetivo de gerar recomendações para a próxima revisão do Plano Diretor e também preparar o caminho para o primeiro centenário do município.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano